sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Destino de Geraldo, Desenvolvimento recebe reforço na estrutura

O governador Paulo Câmara confirmou, ontem, o convite feito a Geraldo Julio, e já aceito, para que ele assuma a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, como a coluna antecipou na última quarta-feira. O prefeito do Recife deixa o comando da administração municipal hoje, quando transmite o cargo para o prefeito eleito, João Campos, que será empossado, também hoje, na Câmara Municipal do Recife. Para receber Geraldo Julio, a pasta de Desenvolvimento Econômico recebeu reforço na sua estrutura organizacional, conforme ato publicado no Diário Oficial na última quinta-feira. Houve transferência de cargo da Assessoria Especial do governador para ela, que, agora, contará com mais uma secretaria executiva: de Articulação Institucional. Esse cargo era vinculado à chefia da Assessoria Especial, até então, comandada por Antonio Figueira, que também deixou o governo em meio a essa reforma.

Geraldo Julio assume o lugar vago por Bruno Schwambach que, como a coluna cantara a pedra, tem projetos pessoais no radar, entre eles, fazer um curso no exterior, na London Business School, na Inglaterra. A secretaria de Desenvolvimento Econômico, como a coluna já registrara, tem sob seu guarda-chuva o Complexo de Suape, o Porto do Recife, a AD Diper e a Copergás. E governistas costumam lembrar que, mesmo em cenário de crise, a pasta tem lastro para captar investimentos, configurando-se em espaço cujo risco de desgaste para o titular é baixo. Geraldo tem planos de concorrer ao Governo do Estado em 2022, o que exige uma vitrine positiva até lá. Sobre a escolha de Geraldo Julio para o cargo, Paulo Câmara disse o seguinte: “Geraldo foi secretário e presidente de Suape em 2011 e fez um excelente trabalho. Ele vai ter um papel importante nesse desafio da retomada econômica pós-pandemia”. Geraldo já comandou a pasta ainda na gestão Eduardo Campos. 

Geraldo Alckmin teve rumo semelhante
Nas hostes governistas, a ida de Geraldo Julio para a pasta de Desenvolvimento Econômico passou a ser comparada com o episódio similar que se deu em São Paulo, quando o ex-governador Geraldo Alckmin foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico de José Serra, em 2009. 

DA PGE... > Com saída de Giovana Gomes Ferreira do cargo de procuradora Adjunta do Estado, o subtituto, que passará a atuar ao lado de Ernani Médicis, foi nomeado no Diário Oficial de ontem. Será o procurador Carlos Alberto Vieira de Carvalho Júnior, que passa a exercer a função a partir de hoje, conforme a publicação. Até então, ele era chefe da Procuradoria do Contencioso, que passará a ser chefiada pelo procurador Felipe Vilar, hoje chefe-adjunto.

...para PGM > Como a coluna antecipou, João Campos confirmou, na última terça, o nome de Giovana Gomes Ferreira para comandar a Procuradoria Geral do Município. 

Concessão > Aliados de Paulo Câmara chamam o governador de "generoso" por ter  liberado Fred Amâncio, a despeito de a Educação ser a menina dos olhos do Governo do Estado. Se o Estado figura em boa colocação no Ideb, o mesmo não ocorre com a Prefeitura do Recife que aparece em 21º das 27 capitais. Ontem, Paulo confirmou Marcelo Barros para a vaga aberta por Amâncio.

Rodízio > Houve zum-zum-zum de que Eduardo Marques poderia ser chamado para a gestão João Campos. Mas socialistas garantem que entendimento no legislativo se deu apenas com base na tese do rodízio.

Fonte : Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário