quinta-feira, 16 de maio de 2013

Em PE, obras de mobilidade urbana não visam Copa das Confederações


Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. (Foto: Rafael Bandeira/Secopa-PE)Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, com 98,% de execução. (Foto: Rafael Bandeira/Secopa-PE)
As intervenções na mobilidade urbana, necessárias para facilitar o acesso dos visitantes à Arena Pernambuco, estádio construído em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, ainda não serão completamente testadas na Copa das Confederações, em junho. A construção do estádio, que terá 46 mil lugares, foi acompanhada com certa preocupação pela Fifa, pois o andamento das obras sofreu contratempos, como seguidas greves operárias.
O custo parcial está estimado em R$ 532 milhões, com construção estabelecida através de parceira público-privada. Problemas superados, a inauguração está programada para o próximo dia 20 de maio, com um jogo extra-oficial que, até o momento, contará com a presença da presidente Dilma Rousseff.
Estamos lutando contra o cronograma, 'matando um leão' por dia [...] Pelo menos o básico no entorno da Arena estará funcionando em junho"
Ricardo Leitão, da Secretaria da Copa em PE
"Desde 2011, quando a Secopa [Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo] foi criada, estamos lutando contra o cronograma, 'matando um leão' por dia. Tivemos que antecipar vários prazos quando o governo estadual decidiu entrar na disputa para trazer jogos das Confederações, e a participação do Recife só foi confirmada em novembro do ano passado. Pelo menos o básico no entorno da Arena estará funcionando em junho, e temos que operar tudo muito bem para mostrar à Fifa que temos condições de realizar o evento na cidade", explicou o secretário da Secopa, Ricardo Leitão.

Das cinco principais obras de mobilidade com maior impacto no trânsito e transporte urbano na Região Metropolitana do Recife, três não serão entregues até junho, segundo último balanço divulgado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). São elas o Corredor Leste/Oeste, o Corredor Norte/Sul e a Via Mangue. Segundo a Secopa, os prazos dessas obras sempre foram para depois da Copa das Confederações, já que se tratam de intervenções para o Mundial de 2014.
O prazo mais largo para entrega do serviço pronto é fevereiro de 2014. O Ramal Cidade da Copa, via no entorno do estádio, deve ficar pronto neste mês de maio, junto com o Terminal Integrado (TI) Cosme e Damião, para ônibus, que funcionará com uma cobertura provisória. Essas últimas duas intervenções foram aceleradas para estarem funcionando durante a competição-teste.
Essas cinco obras citadas acima estão sendo fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo os órgãos, até o momento, não foi constatada nenhuma irregularidade considerada grave, ou seja, capaz de impedir a probidade e finalidade do financiamento dos projetos, nem desvios a norma contratual ou legal suficientes para bloquear a liberação da verba.

No entorno da Arena, há também a Estação de Metrô Cosme e Damião, que deverá funcionar parcialmente na Copa das Confederações. "Um atraso na transferência de recursos por parte da CBTU [Companhia Brasileira de Trens Urbanos] atrasou a obra em seis meses, mas os visitantes vão poder usar a estação para chegar à Arena, mesmo que ela não esteja 100% de acordo com todos os detalhes do projeto", falou o secretário.

O secretário também destacou outras obras com prazos encurtados para estarem prontas ainda nas Confederações: a duplicação da BR-408, um viaduto na mesma rodovia que dá acesso à Arena Pernambuco e o terminal de ônibus do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), mais conhecido como a rodoviária do Recife. Dentro do conjunto de obras e ações estruturadoras, também foram entregues o viaduto da Pan Nordestina (Olinda) e a requalificação da Estrada da Batalha (Jaboatão), além dos viadutos de Ouro Preto e Bultrins, ambos em Olinda, programados para entrar em funcionamento este mês.
Viaduto da BR-408, em São Lourenço. (Foto: Rafael Bandeira/Secopa-PE)
saiba mais
Todas as obras que precisaram de licenças ambientais já foram atendidas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Segundo Ricardo Leitão, nenhuma obra prevista na Matriz de Responsabilidade, documento que apresenta os valores a serem investidos na Copa do Mundo, foi descartada e não houve atrasos em liberação de verba junto ao governo federal. A próxima atualização do cronograma da Secopa será divulgada na primeira quinzena de mai
Como as obras viárias não estão 100% prontas, o torcedor pode ter alguma dificuldade em chegar à Arena Pernambuco, mesmo que o calendário da Copa das Confederações seja uma vantagem: os jogos serão no domingo e na quarta-feira, à noite, tradicionalmente um horário sem grandes retenções.
Atualmente – sem engarrafamentos – são necessários 30 minutos no trajeto Bairro do Recife-Arena, segundo a Secopa. "O trecho urbano da BR-232, que sai da [Avenida] Abdias de Carvalho até a conexão com a BR-408, em torno de seis quilômetros, é o ponto mais crítico, onde a engenharia de tráfego vai agir para garantir o conforto e a fluidez do trânsito", afirma Leitão.
De olho no transporte
Atualmente, não existe uma linha pública de ônibus que atenda ao estádio. "Mas a demanda irá forçar a criação de linhas e paradas na Arena", acredita Leitão. A partir de julho, por exemplo, o Náutico já começa a realizar seus jogos no local. O visitante deve saber que carros particulares e táxis não terão acesso à Arena nos jogos da Copa das Confederações.
A proposta, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, é que, partindo de qualquer ponto da Região Metropolitana do Recife, os passageiros possam, por meio dos terminais de integração, chegar ao TI Cosme e Damião e de lá seguirem em um ônibus gratuito circular até a Arena, bastando apresentar o ingresso da partida.
Metrô ganhará nova estação próxima ao estádio. (Foto: Luna Markman/G1)
O titular da Secopa falou também que haverá serviço de aluguel de bicicletas na Estação de Metrô Cosme e Damião e que os torcedores poderão usar a ciclofaixa do Ramal da Copa. Para reforçar a atual frota, a aquisição de seis novos trens para o metrô termina em junho.
De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), ainda está sendo estudado um acordo de livre circulação de táxis entre os municípios do Grande Recife para aumentar a capacidade de atendimento, a exemplo do que já acontece no Carnaval.

Entre outras obras de mobilidade que vão interferir no transporte dos visitantes, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife deve ser concluído este mês. Já construção da nova torre de controle do Aeroporto Internacional do Recife teve sua licitação aberta em abril passado e deve ser entregue em junho de 2014. Os conectores e o TI Aeroporto já estão concluídos.

Comércio
Faltando pouco mais de um mês para o início da Copa das Confederações, 48% dos comerciantes recifenses ainda não se prepararam para receber os turistas, segundo estudo encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A média nacional, incluindo as outras cidades-sede (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Fortaleza) ficou em 59%.
O levantamento ouviu um total de 1.276 varejistas e prestadores de serviços. A margem de erro é de 2,7% e a confiabilidade, de 95%. Os motivos mais citados entre os comerciantes são a falta de retorno para o negócio (27%), a ausência de capital para investimento (14%) e a carência de apoio governamental (13%). "Ainda estamos focados no Dia das Mães, quem sabe mais próximo da data a gente invista nesse segmento", disse o gerente de uma loja de decoração e variedades no centro do Recife, Wellington Santos.
Vendedor tirou blusas dos sacos plásticos para a foto. (Foto: Luna Markman/G1)
Entre os empresários que estão se preparando, 42% responderam que começaram a "se mexer" há menos de três meses. As principais ações são treinamento da equipe (51%), ampliação de estoque (42%) e aumento da variedade de produtos e serviços ofertados (37%).
Dados da mesma pesquisa ainda revelam que 46% dos empresários entrevistados farão uma preparação diferente para a Copa do Mundo em relação à Copa das Confederações.
O vendedor ambulante Maurício Barbosa ainda nem tinha tirado dos sacos plásticos e exposto as blusas das seleções do Brasil, Japão, Itália, Espanha, taiti e Uruguai, que irão jogar no Recife na Copa das Confederações. "Eu comprei poucas esse ano para não ter prejuízo, pois não estou vendo o povo animado ainda, mas com certeza o clima vai mudar na Copa do Mundo, quando eu encomendo até 200 camisas", disse.
Fonte :G1 PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário