A governadora Raquel Lyra (PSDB) se manifestou, no início da tarde desta quinta-feira (7), sobre o desabamento do prédio no Janga, em Paulista, ocorrido na manhã de hoje.
Até o momento, o Corpo de Bombeiros confirmou a morte de uma pessoa e realizou o resgate de outras duas, com vida. Uma quarta pessoa viva já havia sido identificada nos escombros pela corporação.
"É com muita tristeza que estamos acompanhando desde cedo o resgate das vítimas do desabamento no Janga. Pelo menos três pessoas já foram retiradas com vida e nossas equipes seguem com as buscas. Governo de Pernambuco dará todo suporte necessário", disse a governadora por meio das redes sociais.
O imóvel está localizado na Rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima, nas proximidades do terminal do Conjunto Beira-Mar, e desabou parcialmente às 6h07 desta sexta.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, a Caixa Econômica Federal, uma das seguradoras responsáveis pelo prédio, realizou uma vistoria na última quinta-feira, ou seja, um dia antes do desmoronamento. Assista abaixo ao vídeo do momento do desabamento.
Prefeitura de Paulista se manifesta
De acordo com a prefeitura de Paulista, o prédio estava condenado e já havia sido interditado pela Defesa Civil do município. A gestão também emitiu nota sobre o ocorrido.
"A Prefeitura do Paulista se solidariza com as famílias do prédio que desabou, parcialmente, no Conjunto Beira Mar, no Janga, e informa que mobilizou profissionais de diversas secretarias para oferecer suporte às pessoas. O imóvel estava interditado desde o ano de 2010 e foi reocupado por grupos de sem-teto.
O local é considerado um foco de imóveis interditados pela Defesa Civil do município. O panorama não é diferente de outras cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). A situação na RMR é crônica, com imóveis interditados e outros que ruíram.
O tema, inclusive, na recente vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao estado de Pernambuco, quando inaugurou o prédio do Instituto Federal de Pernambuco, em Paulista, foi discutido. Na ocasião, Lula recebeu um diagnóstico da situação dos prédios do tipo caixão na RMR.
A Gestão Municipal reforça que o momento é de cuidar das vítimas e prestar toda a assistência possível, para isso está contando com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, de uma mobilização do SAMU de toda Região Metropolitana do Recife e todo o contingente da Prefeitura do Paulista".
SDS fala sobre vítimas
A Secretaria de Defesa Social informou que foram deslocadas oito viaturas do Corpo de Bombeiros para o local, onde foi constatada a existência de "múltiplas vítimas".
Equipes da Polícia Militar também foram encaminhadas para o local da ocorrência para fazer o isolamento da área.
A Polícia Civil de Pernambuco enviou uma equipe da Delegacia do Janga para a realização de diligências iniciais e para auxiliar o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e a Defesa Civil.
Equipes da Defesa Civil de Paulista e da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado também estão no local. Um cão farejado também auxilia nas buscas de vítimas.
Veja a lista de vítimas do desmoronamento:
- Homem de 45 anos, em óbito;
- Mulher de 65 anos, socorrida para o Hospital Miguel Arraes;
- Adolescente do sexo feminino de 15 anos, socorrida para o Hospital da Restauração.
Fonte: Blog de Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário