Muita gente esteve conversando conosco a respeito da nossa última coluna que fala sobre a impossibilidade de aliança eleitoral em Pernambuco do PSDB e do PSB. "Dificilmente teremos uma aliança entre essas duas legendas em algum município pernambucano para a cabeça de chapa" avaliou uma fonte. Ou seja: prefeito do PSDB e vice do PSB, ou prefeito do PSB e vice do PSDB. "Nem em sonho". Embora esse fosse o cenário desejado por algumas lideranças interioranas.
As duas legendas precisam se firmarem em suas respectivas posições para poderem disputar a campanha seguinte quando aí sim, estará em jogo o Governo do Estado. A lembrança ainda de que no ano de 2024, a governadora Raquel Lyra já terá passado mais de um ano de mandato, estará trabalhando com o seu orçamento e executando o seu plano de governo e o cenário será bem diferente do que é hoje. "Todo começo de governo é difícil e todos sabem disso. Mas 2024 aponta outro momento da atual governadora quando obras importantes de infraestrutura, recuperação de estradas, início de obras. Hoje mesmo já temos grandes investimentos na educação e na segurança e a garantia da governadora de que seria apenas o começo. Então imaginemos um 2024 bem diferente". É verdade.
Assim, passado mais de um ano do governo Raquel teremos a governadora assumindo o papel político de presidente do PSDB e pedindo votos para eleger seus prefeitos. Ela mesma chegou a dizer que trataria de 2024 na época certa. E não precisa de muito esforço para saber quem será o adversário principal dos tucanos no ano eleitoral o que por si já se descarta qualquer aliança: o PSB.
Outro cenário favorável para Raquel como principal figura do PSDB, é que enquanto ela estará livre para correr o estado, o prefeito João Campos não. Ele estará em Recife, buscando renovar o seu mandato. Ou seja, quem for do PSB vai precisar dar vida própria a legenda no município mas sem contar com João Campos. Alguns acreditam que presença não é tudo, mas significa muito. Ainda mais com João Campos precisando construir uma forte vitória política na capital para cacifar o seu nome para 2026. "O cenário está bastante positivo para João Campos no Recife mas não podemos nos descuidar um momento sequer. João sabe como é política e conhece bem às surpresas que ela traz. Não existe clima de já ganhou e ele vai quando chegar o momento para a campanha com a mesma garra de 2020" avaliou um quadro político importante observando o cenário recifense.
Expectativa
Um conhecedor do meio político acredita que o resultado da eleição de 2024 irá aumentar significativamente o número de representação política do PSDB (em números de vereadores, vices e prefeitos), tendo em vista de ser o partido que está no governo. Mas também teremos a reafirmação do PSB como a maior legenda de oposição tendo em vista que outros com o PT, PDT, PSOL, SOLIDARIDADE dificilmente conseguirão ultrapassar os números dos socialistas.
Articulado
O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB), esteve esta semana em Brasília e deu um verdadeiro show de articulação política na capital federal. foi recebido por 18 deputados federais, entre eles, Eriberto Medeiros, Silvio Costa Filho, Waldemar Oliveira, Augusto Coutinho e Maria Arraes. Todos os deputados federais pernambucanos sinalizaram interesse em destinar recursos para o município.
Presença
A ida de Marcelo Gomes para o governo municipal de Caruaru não significa uma adesão do PSB ao palanque de Rodrigo Pinheiro, disse uma fonte socialista. "O PSB vai analisar cenários das diversas cidades uma a uma para tomar uma decisão muito provavelmente e apenas no ano de 2024" avaliou. O partido que não conseguiu sucesso na corrida pela Prefeitura também não conseguiu eleger nenhum representante no legislativo municipal da cidade do agreste.
Aproximação
A deputada estadual Débora Almeida e prefeita de Catende, dona Graça, que são filiadas ao PSDB estão cada vez mais próximas. A tucana esteve visitando recentemente a prefeita dona Graça em Catende e esteve ao lado de dona Graça quando ela recebeu um ônibus para a educação municipal na última segunda-feira junto a governadora Raquel Lyra. Essa aproximação poderá culminar em uma aliança para 2024 e 2026.
Segurança
Eduardo e Lula da Fonte (PP) seguiram até o Ministério da Justiça para reunião com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o Secretário Nacional de Segurança, Tadeu Alencar. “Aproveitamos para discutir ações e projetos que visam a melhoria da segurança pública dos municípios de Pernambuco”, comentou Eduardo da Fonte.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram:@blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário