Em um trabalho pesado nos bastidores, a Oposição na Alepe conseguiu a obstrução do Projeto de Lei Complementar 712/2023, relativo ao piso salarial dos profissionais de educação. A bancada do PSB foi fundametal para essa retirada da pauta.
Com utilização desse recurso por parte dos oposicionistas, os sindicatos ganharam tempo para forçar o Governo a apresentar um novo projeto que contemple toda a categoria. A galeria da Assembleia Legislativa estava repleta de professores fazendo pressão nos parlamentares.
Por outro lado, a obstrução foi utilizada pelos governistas como um discurso que vai prejudicar os 28 mil professores que hoje recebem abaixo do piso nacional. Em outras palavras, a bancada do Governo vai usar o discurso de que queria igualar efetivos e contratados na lei do piso, mas a Assembleia atrapalhou. Essa estratégia poderá colocar a própria classe contra si mesma.
Os próximos passos serão fundamentais tanto para o Governo quanto para a Oposição. O balcão de negociações irá esquentar: ou uma nova proposta deverá vir do Palácio ou o Governo fará o dever de casa para aprovar a atual.
AINDA NO PALANQUE - Na sua live semanal antes de embarcar para Europa, o presidente Lula comparou o clima de sua live com o do ex-presidente Bolsonaro e repetiu que precisa acabar com “o clima de ódio instalado no Mundo”. Alimentar esse discurso não diminui em nada o acirramento entre eles. Está na hora do presidente descer do palanque.
NOVA MISSÃO - O ex-secretário Cloves Benevides é o novo titular da Subsecretaria de Sustentabilidade, diretamente ligada à Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes. Muito experiente no meio político e administrativo, Benevides já foi diretor no Ministério da Justiça e acumula passagens pelos governos de Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco.
FRASE DO DIA: “O Brasil vive um novo tempo e precisamos de um olhar integral, focando na face mais humana da agenda da sustentabilidade”, disse Cloves Benevides, novo subsecretário nacional de Sustentabilidade.
RÁPIDAS
AMPLIANDO NA MATA - O deputado federal Pedro Campos (PSB) vem fazendo diálogos para ampliar sua atuação na Mata Norte, região em que tradicionalmente Miguel Arraes e Eduardo Campos eram majoritários.
JABOATÃO - O ex-prefeito Elias Gomes vem trabalhando para viabilizar sua candidatura à Prefeitura, a qual já governou por duas vezes. Ele tem o apoio da deputada federal Iza Arruda e do prefeito de Vitória, Paulo Roberto. Jaboatão é o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco e tem seu peso na eleição estadual.
FORÇA NO PAJEÚ - Mesmo sem mandato, o suplente de deputado Paulo Jucá vem se tornando a voz do Pajeú no Governo do Estado. Ele tem uma boa relação com a cúpula do Palácio e tem ocupado um espaço de relevância.
PINGA-FOGO: Qual será a saída do Governo para passar o PL do piso dos professores?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário