Conhecida como a Casa de todos os pernambucanos, a Assembleia Legislativa de Pernambuco passou por uma grande transformação na gestão de Guilherme Uchoa, quando tornou-se uma das estruturas mais modernas do país. Na legislatura passada, a gestão capitaneada pelo presidente Eriberto Medeiros tentou imprimir um ritmo de trabalho aproximando o poder legislativo da população, porém seu movimento durou apenas o primeiro ano, os outros três anos foram comprometidos pela pandemia que obrigou a Alepe a funcionar de forma remota, quando a pandemia arrefeceu um pouco, a Casa estava em período eleitoral, o que comprometeu a volta em sua totalidade.
Nesta nova legislatura, já sob o comando do presidente Alvaro Porto, a Casa de Joaquim Nabuco em pouco mais de um mês fez movimentos de valorização dos servidores e de aproximação com a população. O primeiro movimento foi percebido no Alepe Folia, quando a nova gestão realizou uma prévia que serviu de confraternização com os servidores.
Ontem, no Dia Internacional da Mulher, novamente um acerto da gestão de Alvaro Porto, ao realizar as comemorações em homenagem às mulheres, a Casa de Joaquim Nabuco ofereceu atendimento dos mais variados tipos para servidoras e quem estivesse presente. A organização do evento chamou a atenção dos servidores, que elogiaram a iniciativa e registraram o pioneirismo e a sensibilidade do presidente da Alepe neste novo tempo da Casa de Joaquim Nabuco.
As movimentações não devem parar por aí, para os próximos meses são esperadas novas iniciativas na Páscoa, no dia das mães e no São João, integrando cada vez mais os servidores do poder legislativo com a instituição. Mas há também um claro objetivo da gestão do presidente Alvaro Porto de garantir o pleno funcionamento da Casa e aproximá-lá da população, tanto com eventos internos como ações itinerantes que visam alcançar todas as regiões do estado.
Prioridade – O combate da fraude à cota de gênero nas eleições foi eleito como prioridade pela Justiça Eleitoral. “A Justiça Eleitoral elegeu o tema como prioridade para garantir que os recursos destinados às campanhas femininas efetivamente cheguem às mulheres”, informa o Tribunal Superior Eleitoral, em nota oficial no Dia da Mulher. A Justiça tem julgado diversos casos de candidaturas femininas fictícias com fraudes comprovadas da chamada cota de gênero. Nos últimos anos, a composição das cadeiras de vereadores precisou ser alterada em dezenas de cidades, após decisões da Justiça Eleitoral que comprovaram irregularidades no cumprimento da cota de gênero.
Destaque – Neste início de legislatura, o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) tem se destacado na defesa do governo Paulo Câmara e realizando duras críticas ao governo Raquel Lyra (PSDB). Farias vem de uma tradicional família na política pernambucana com história dentro do PSB e tem tudo para realizar um mandato acima da média na Casa de Joaquim Nabuco.
Sem restrição – Nos bastidores, há uma avaliação de que a relação do grupo liderado pelo ex-candidato a governador, Miguel Coelho, com o PSB do prefeito João Campos, seu ex-partido, estaria cada vez melhor com desdobramentos para 2024 e 2026.
Inocente quer saber – Miguel Coelho pode estar se reaproximando do PSB?
Nenhum comentário:
Postar um comentário