quarta-feira, 29 de março de 2023

Alckmin faz aceno a prefeitos em Brasília ao defender reforma tributária

 

Foto: Cadu Gomes / VPR

Na ausência do presidente Lula, que por orientação médica cancelou sua viagem à China e não participou da Marcha dos Prefeitos, coube ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, a incumbência de saudar os prefeitos presentes na capital federal.

Durante seu discurso, Alckmin enalteceu a importância dos municípios para o desenvolvimento do país, afirmando que a vida das pessoas acontece nas cidades, e por isso precisam de uma relação direta com o governo federal para a liberação de recursos.

Neste sentido, o vice-presidente falou a língua dos prefeitos quando defendeu a realização de uma reforma tributária que simplifique o sistema brasileiro, garantindo que os municípios arrecadem mais e permitam o crescimento da economia. De acordo com o socialista, caso avance a reforma, garantindo eficiência econômica,  o PIB poderá crescer 10% em 15 anos.

A expectativa do governo federal é destravar uma parte das 14 mil obras paralisadas, realizando uma força-tarefa com os municípios para que numa ação coordenada entre os entes federativos possa se estabelecer uma prioridade para a retomada de algumas obras. A previsão do atual governo é investir R$ 23 bilhões em obras de infraestrutura em 2023. As falas de Geraldo Alckmin foram bem recebidas pelos prefeitos presentes, que acreditam numa retomada dos investimentos públicos sob o novo governo, bem como no avanço da reforma tributária que beneficiaria todos os entes federados.

INSS – O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria nos processos de recursos administrativos previdenciários, em que atua o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O trabalho do TCU demonstrou que falta capacidade operacional aos órgãos, bem como procedimentos para monitorar a qualidade dos julgados. Foram identificadas, ainda, deficiências quanto à sistematização da jurisprudência pertinente e à transparência do processo. Segundo o TCU, o principal efeito é a “desproteção dos direitos dos cidadãos, que normalmente dependem do benefício previdenciário para sustento próprio e da família”.

Francismar Pontes – Reeleito para o quarto mandato como deputado estadual atingindo 66.621 votos, dos quais mais de 35 mil somente na capital pernambucana, Francismar Pontes (PSB) também foi eleito segundo vice-presidente da Alepe. O parlamentar é uma das lideranças mais populares da cidade do Recife e possui ao todo oito mandatos entre vereador e deputado estadual. Seu grande diferencial é a forte presença nas comunidades e a atenção ofertada à população mais carente.

Barrados no baile – Candidatos ao governo de Pernambuco fazendo juras de amor ao presidente Lula, os ex-deputados federais Danilo Cabral (PSB) e Marília Arraes (SD) não foram lembrados para nenhuma função no governo federal. A plataforma de campanha de ambos era uma relação direta com o petista, mas o tempo se encarregou de mostrar que eles não tiveram reciprocidade nas juras de amor eleitorais.

Volta – Candidato a deputado estadual em 2022, o ex-prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB), obteve uma expressiva votação, não se elegendo porque o ponto de corte do partido foi alto. Agora ele se prepara para disputar a prefeitura no vácuo deixado por Yves Ribeiro.

Inocente quer saber – Junior Matuto poderá voltar a ser prefeito de Paulista em 2024?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário