O candidato do PSB, Danilo Cabral, está a todo tempo trazendo uma temática para a campanha que tem gerado muita confusão e falta de informação: o orçamento secreto. No debate realizado pela Rádio Jornal do Recife ontem (13), Danilo chamou Miguel Coelho de "Rei do Orçamento Secreto" e o candidato do União Brasil partiu pra cima de Danilo dizendo que antes de sair acusando os outros candidatos ele deveria se informar mais sobre o que chama de "Orçamento Secreto" e sobre o qual, segundo Danilo, o ex-presidente Lula diz que seria uma "safadeza".
A questão que chamou a atenção no debate é que a "safadeza" segundo Lula e Danilo foi apoiado por nomes do PSB de Pernambuco sem que tenha havido uma só movimentação em contrário do partido nacionalmente. Trata-se de Felipe Carreras deputado federal e candidato à reeleição. Isso para ficar apenas no PSB e não citar nomes de deputados federais que são da base do governo e que apoiam Danilo e que votaram favoravelmente ao orçamento secreto na Câmara Federal.
O próprio deputado federal e candidato do PSB, Danilo Cabral, obstruiu a votação juntamente com o PSB e o PT e partidos de oposição. Obstrução é quando o deputado sai do plenário para evitar que dê quorum em uma votação específica. Ao contrário de Danilo, Felipe Carreras ficou e mesmo assim o PSB não fez nada. Fazendo justiça, apenas dois parlamentares pernambucanos ficaram e votaram contra o orçamento secreto : Daniel Coelho (Cidadania), aliado de Raquel Lyra e Raul Henry (MDB) da Frente Popular.
Os demais, ou votaram a favor ou simplesmente obstruíram (saíram do plenário) para não votar nem a favor e nem contra. O PT e o PSB juntos fizeram este gesto. A sessão ocorreu em 29 de novembro de 2021 e teve 268 votos favoráveis, 31 contrários e uma abstenção.
Declaração - Na época, os partidos que optaram pela obstrução soltaram a seguinte nota: “Nós vamos apresentar os requerimentos de obstrução porque nós entendemos que, ao fazer a obstrução, nós obrigaremos a presença no plenário dos deputados em princípio favoráveis à PEC e, com isso, nós poderemos convencê-los a votar contra essa proposta que nós consideramos muito prejudicial”, declarou depois de reunião com PT, PC do B, Psol e Rede. Mesmo assim, Felipe Carreras ficou e votou a favor sem nenhum constrangimento.
Sem constrangimento - O deputado federal Felipe Carreras, do mesmo PSB de Danilo, não apenas votou a favor. Foi apontado em reportagem do Globo, em 2021, como um dos que solicitou e recebeu do chamado "orçamento secreto". No entanto ninguém do PSB fez nada e nem chamar a atenção do aliado que compactua com essa "safadeza" segundo Lula e Danilo.
Humberto é campeão - Outro que não teve o menor constrangimento em receber os recursos do famoso orçamento secreto foi um grande defensor de Danilo Cabral e crítico da candidata Marília Arraes: o senador petista Humberto Costa. Humberto inclusive fala de tudo, virou o paladino da ética mas foge quando o assunto é o que Lula chamou de "safadeza". Segundo o Correio Braziliense, Humberto Costa foi o "campeão da safadeza" dentro do PT: foram destinados R$ 27 milhões.
PT na frente - "Apesar das críticas frequentes às chamadas emendas de relator, o PT está entre as legendas de oposição que indicaram repasses para estados e municípios por meio do Orçamento secreto. Quatro parlamentares petistas, juntos, destinaram pelo menos R$ 48,7 milhões por meio das RP9" diz a matéria do Correio Braziliense de maio deste ano.
Dá um Google - Se o leitor curioso resolver dar um Google e saber quem foi favorável ou contra o orçamento secreto e recebeu recursos da "safadeza" (segundo diz Lula e Danilo) vai ter uma baita surpresa. No mínimo, 70% de deputados do palanque da Frente Popular estão lá. Isso sem falar dos senadores.
A pergunta que não que calar: se existe um rei do orçamento secreto, este poderia ser o senador Humberto Costa? e no caso, o deputado Felipe Carreras seria o príncipe consorte? O que Lula e o PT tem a dizer dessas figuras da Frente Popular que receberam dinheiro dessa "safadeza"?
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário