Prefeito da segunda maior cidade de Pernambuco, Anderson Ferreira está decidido de renunciar em abril para ser candidato majoritário, sendo o único prefeito do grupo a considerar as duas hipóteses, a de governador ou a de senador.
Principal expoente do segmento evangélico em Pernambuco e líder de dois partidos na oposição, o PL e o PSC, Anderson passou a integrar o movimento Levanta Pernambuco, que conta com a também prefeita Raquel Lyra, que assim como ele, é pré-candidata a governadora. Raquel, por sua vez, lidera o PSDB, sendo a presidente estadual, e conta com o apoio do presidente estadual do Cidadania, o deputado federal Daniel Coelho.
Caso aceite ser candidato a senador na chapa encabeçada por Raquel Lyra, Anderson Ferreira surge como um dos nomes mais competitivos na disputa pelo Senado Federal, que excluindo Paulo Câmara, que seria o nome mais forte para o cargo, não haveria nenhum outro considerado pule de dez, o que permitiria a Anderson Ferreira a ter uma candidatura com significativo potencial de crescimento, sobretudo atrelado ao projeto de Raquel, que vem surgindo com boas perspectivas de liderar a oposição como candidata ao Palácio do Campo das Princesas.
O Senado Federal é um sonho antigo do grupo liderado pelo prefeito Anderson Ferreira, em 2018 André Ferreira foi colocado pelo grupo como opção para disputar o cargo na Frente Popular, mas acabou não avançando as negociações e o grupo terminou rumando para a oposição, onde André foi candidato a federal e foi o mais votado da coligação oposicionista, ficando atrás apenas de João Campos e Marília Arraes, que disputaram o mandato pela Frente Popular.
Circulando – O ex-ministro Mendonça Filho, pré-candidato a deputado federal, tem intensificado suas andanças pela capital pernambucana. No feriado foi visto no bairro do Ipsep sendo bastante cumprimentado por eleitores. A sua expectativa é sair da capital pernambucana com 50 mil votos para ultrapassar a marca de 100 mil no estado.
Disposição – O pré-candidato do União Brasil a governador, Miguel Coelho, está gastando bastante sola de sapato em diversas regiões do estado. O projeto #PorPernambuco tem permitido a Miguel ouvir as demandas dos municípios e com isso se aproximar da classe política e da própria população com vistas a 2022.
Baixas – O União Brasil perdeu seu segundo pré-candidato a presidente para o PSD. Primeiro foi o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, depois foi a vez do apresentador José Luiz Datena, que decidiu ir para o partido de Gilberto Kassab para tentar um mandato de senador por São Paulo. Com a dupla desistência de Datena e Pacheco, o União Brasil ficou apenas com o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta como presidenciável.
Destino – Apesar de surgirem mais dois partidos para o presidente Jair Bolsonaro se filiar, PL e Republicanos, é muito provável que ele oficialize até o dia 30 deste mês a sua ida para o PP. Já eventual federação entre PP e PL é de difícil execução, devido às particularidades de cada estado, ficando apenas a coligação entre PL, PP e Republicanos como algo plausível.
Inocente quer saber – A PEC dos Precatórios será aprovada pelo Congresso Nacional?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário