sábado, 7 de agosto de 2021

Entre Brasília e Pernambuco: a cruz e a espada

 

Na semana passada assistimos a caravana de um pré-candidato a governador: Miguel Coelho que ainda está no MDB, mas que logo, logo deve estar mudando de legenda. Isso porque fica muito difícil o MDB ceder a legenda a um aliado de Bolsonaro, como é o caso do senador Fernando Bezerra Coelho. O próprio Baleia Rossi que preside a legenda nacionalmente declarou recentemente que qualquer um que aceitasse um ministério no governo Bolsonaro seria expulso da legenda. 

Apesar de ter um ótimo trânsito no meio político e ter um excelente cabo eleitoral como seu pai, o prefeito tem tido um dificuldade para fazer com que outras pessoas acreditem em seu projeto justamente pela afinidade com o presidente que não tem contribuído em nada com o debate com suas declarações políticas contra o STF e contra a lisura das eleições. 

Aliados próximos ao senador o aconselharam a deixar a liderança do governo Bolsonaro justamente para ajudar o prefeito petrolinense a cacifar o nome na disputa. Segundo informações, FBC tem resistido por vários motivos: um deles seria que não teria uma boa repercussão na imprensa que em meio a CPI da covid-19 e com o fogo centrado no presidente, o líder do seu governo no senado abandonasse o posto. Poderia ser entendido como uma traição. Defender Bolsonaro seria uma cruz a ser carregada. Já em Pernambuco, FBC teria a espada para lutar pela candidatura do filho.

Outro fato que não tem incentivado muito FBC a entrar com gosto de gás no jogo é a falta de consenso da própria oposição. Além do seu filho, Miguel Coelho, outros nomes surgem como opções no campo oposicionista: Anderson Ferreira (prefeito de Jaboatão), Raquel Lyra (prefeita de Caruaru), a deputada estadual Clarissa Tércio (PSC), a deputada estadual Priscila Krause (DEM), o ministro do turismo Gilson Machado Neto que inclusive é entre todos o que mais goza de prestígio e influência junto ao presidente.

Diante de tal cenário, e com o tempo passando é necessário cautela nas decisões que podem culminar em prejuízos futuros.

Discurso - O prefeito Miguel Coelho não tem poupado críticas ao governo estadual do PSB em suas entrevistas concedidas aos meios de comunicação. Sem confirmar se entra na disputa, Raquel tem evitado o embate direto com o PSB. Já o prefeito Anderson Ferreira também vive um momento de 'paz e amor' com ambos.

Reforço - A prefeita Raquel Lyra deve receber ainda esta semana um reforço tanto na organização do PSDB para às eleições como em sua provável pré-candidatura: trata-se do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que desembarca para conversas com os tucanos.

Posição - Caso o Governo Federal decida não construir o ramal de Suape da Ferrovia Transnordestina, o Governo de Pernambuco poderá tomar essa responsabilidade para si. De acordo com o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade), o governador Paulo Câmara (PSB) disse que o próprio estado viabilizará o terminal do Porto. “Se for o caso, vamos usar o recurso público do estado, mas nós vamos fazer esse terminal de Suape da Transnordestina, está tudo na nossa terra”, disparou o deputado.

Camaragibe - A Prefeitura de Camaragibe iniciou ontem a entrega de 344 computadores a professores efetivos da rede municipal de ensino que estão no exercício das suas funções. A cerimônia simbólica foi comandada pela prefeita Doutora Nadegi, que conseguiu destravar essa demanda antiga do professorado da rede municipal. Também participaram do ato o vice-prefeito Délio Júnior, o vereador Léo Família e secretários municipais. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário