segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Os dias decisivos na corrida pela Prefeitura

 

Os próximos dias serão decisivos para os que fazem oposição ao PSB no Recife. Tanto quem faz oposição no campo centro-direita ou direita, como quem faz oposição no campo da esquerda que é o caso de Marília Arraes. Os nomes melhores posicionados nas pesquisas: Marília Arraes, Delegada Patrícia Domingos e Mendonça Filho vão lutar para irem ao segundo turno. 

No PSB, já é quase certo e com passaporte carimbado o nome de João Campos indo para o segundo turno, a questão é quem ele vai enfrentar. Na frente popular, a ordem é lutar para liquidar a fatura logo no primeiro turno. No entanto, ambos acreditam que o sentimento do Recife está um pouco diferente e a capital pode reproduzir o que aconteceu na eleição estadual de 2006, tendo por base às últimas pesquisas.

Para quem não lembra, em 2006, disputaram o governo do estado os seguintes nomes: Mendonça Filho, Humberto Costa e Eduardo Campos. E naquela época, Lula era Lula. Teve um momento que as pesquisas mostravam uma crescente de Mendonça que trouxe a todos um sentimento de que a eleição se encerraria no primeiro turno. Surgiu então o fato novo: A força de Eduardo Campos que passou do terceiro lugar para o segundo. Neste mesmo ano, Eduardo iniciou a campanha com apenas 4%.

Resultado: Mendonça teve no primeiro turno 39,32% dos votos contra 33,81% de Eduardo Campos. Humberto ficou em terceiro com 25,14%. Em 2020, na disputa pela prefeitura do Recife, João Campos já está na casa dos 30% o que lhe dá a garantia de ida ao segundo turno. Marília, Patrícia Domingos e Mendonça, lutam pela segunda vaga para a outra etapa da eleição. Com um dado: Patrícia cresceu dentro de uma semana em todos os levantamentos e deve nos próximos dias assumir o segundo lugar. 

E a corrida contra o tempo. Agora entramos em uma fase de reta final de campanha e a eleição parece que começou a entrar na agenda dos eleitores. Que a capital é a eleição mais importante do estado ninguém tem dúvida, e esse ano de 2020, o clima de novela onde todos aguardam o desfecho de 15 de novembro parece ter tomado conta que nem os grandes roteiristas como Dias Gomes, Agnaldo Silva imaginariam tal enredo. Haja emoção.

A tática do amor contra o ódio - O candidato do PSB a Prefeitura do Recife, João Campos, adotou em sua campanha a tática parecida com a já adotada pelo ex-presidente Lula em 2002: "O amor vencerá o ódio". Lula em 2002 utilizou a conhecida "O amor vencerá o medo".  “Enquanto alguns vêm com ódio, eu vou com amor para construir cada uma das soluções para os problemas do Recife” disse o socialista.

Clima de interrogação - Já o Deputado Daniel Coelho que é um dos grandes nomes na campanha do Recife, e que defende o nome da Delegada Patrícia Domingos, disse que o resultado da campanha de 2020 é o cansaço da população recifense com os governos do PT e PSB. "São 8 anos de João Paulo, 4 anos de João da Costa e 8 anos de Geraldo Júlio e eu tive a alegria de ser oposição durante todos esses anos" disse. Daniel que disputou a prefeitura em 2012 e 2016 disse que o sentimento de renovação é ainda maior e que acredita em o clima não é de ódio, mas de interrogação.

João Campos fala em priorizar cultura - A Frente Popular do Recife promoveu, na manhã de hoje, o evento “Arte na Praça”, com artistas da Região Metropolitana do Recife (RMR) na Praça de Casa Forte. O objetivo é abrir espaço para que os profissionais exponham suas obras. Nesta edição, cerca de 70 artistas participaram, exibindo mais de 200 peças. O prefeiturável João Campos (PSB) acompanhou a ação.Ele cumprimentou os artistas locais participantes e diversas pessoas que prestigiaram o evento, destacando a importância da cultura e garantindo que será uma prioridade, caso eleito.

Jaboatão - O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), aproveitou a manhã do domingo (25) para acompanhar carreatas de candidatos a vereador da coligação “Jaboatão – O trabalho faz a diferença”, que apoia a candidatura à reeleição do gestor municipal. Em um Fusca azul, adesivado com as cores da campanha, Anderson percorreu ruas e avenidas dos bairros de Barra de Jangada, Candeias e Piedade. A novidade atraiu a atenção das pessoas e movimentou o circuito.

Força eleitoral - E por falar em Jaboatão, o vereador e candidato à reeleição Belarmino Sousa (PODEMOS) que tem feito um grande trabalho na Câmara Municipal sempre apoiando a profissionalização da população, figura entre um dos mais votados na cidade e com certeza tem sua cadeira garantida pelos próximos quatro anos. Belarmino Sousa traz consigo o lema "um homem de muitos amigos".

Sirinhaém - Uma carreata nunca vista na história política de Sirinhaém. Neste domingo, o Prefeito Franz Hacker ao lado do seu candidato a prefeito Coelhinho, ambos do PSB, e do candidato a vice-prefeito Ricardo Lacet, protagonizaram o maior evento político de todos os tempos na cidade. Segundo os organizadores do evento, mais de 1.000 (Mil carros) fizeram o percurso que parecia não ter fim.

Agenda intensificada em Caruaru - A candidata à reeleição em Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), esteve neste domingo (25) em Cachoeira Seca. A prefeiturável ouviu os moradores da comunidade da zona rural, apresentou propostas, e reforçou o pedido de voto para a Capital do Agreste continuar avançando.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte :Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário