segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Vaga na majoritária do Recife deve abrir debate intenso no PT

 

Aconteceu na última sexta-feira (17) a entrega do Título de Cidadão recifense ao assessor especial do Ministério das Relações Institucionais, Mozart Sales (PT). O evento foi bastante prestigiado e contou além da presença do ministro Alexandre Padilha, da senadora Teresa Leitão e do prefeito João Campos (PSB). Mozart é de longe o nome que mais agrada ao PT do Recife para ocupar a vaga de vice na chapa de reeleição do prefeito João Campos. Inclusive no sábado (18) os petistas estiveram reunidos falando sobre o cenário eleitoral nas eleições de 2024. 

Embora o PT tenha essa preferência pelo nome de Mozart Sales, a definição não deve ocorrer de maneira tão fácil. Isso porque dentro da legenda existem correntes que defendem o nome do deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo, para concorrer a vice, caso caiba ao PT indicar. Essa inclusive seria a preferência do senador Humberto Costa que é hoje o responsável pela tática eleitoral nacional do partido.

Mozart Sales seria o nome dos petistas que são bem mais próximos a João Campos. Humberto vem dizendo em diversas entrevistas que o PT não pode se comportar como um partido qualquer mas reconhecer a sua importância no cenário político e principalmente na cidade do Recife onde a legenda comandou a Prefeitura de 2001 a 2012.

Todo mundo sabe o interesse que Humberto tem em disputar o Governo de Pernambuco em 2026 e sempre leva este projeto em consideração quando o assunto é a Prefeitura do Recife.  A questão é que também João Campos considera disputar o Governo em 2026 e tem que ser bastante seletivo na escolha do vice já que precisa entregar o comando da capital no início do segundo trimestre de 2026, caso dispute. E com isso, assumiria o vice. Em sendo uma pessoa ligada a João, o caminho seria bem mais fácil do que uma pessoa ligada a Humberto Costa.

O desejo de João é que o PSB ocupe a vaga de vice mas a cada dia o PT vem se tornando mais exigente para selar alianças eleitorais. A direção nacional já deixou claro que a prioridade do apoio a João Campos depende da indicação da vaga de vice. Isso é uma briga que deve render até muito tempo pela frente.

Críticas

Os que criticam a provável indicação de Mozart Sales para o cargo de vice-prefeito na chapa de João, dizem que o médico deixou a militância partidária (ou pelo menos diminuiu a intensidade) desde a época do impeachment de Dilma e só está começando a reaparecer na cena política agora após a eleição de Lula. "É necessário observar que tem história de militância sem interrupção dentro da legenda" disse um observador ao Blog.

Petrolina

Não vai demorar muito para o PSB anunciar apoio a reeleição de Simão Durando a Prefeitura de Petrolina. O acordo firmado entre Miguel Coelho e o prefeito João Campos vai deixar engessado o projeto do deputado federal Lucas Ramos de disputar o executivo municipal. Lucas no entanto deve abrir dissidência apoiando um nome de oposição na cidade. Já o ex-deputado Gonzaga Patriota vai seguir sem problemas a orientação do partido caminhando com Simão Durando.

Elias amplia palanque

O pré-candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, recebeu o apoio do Republicanos do ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho na luta para retomar a Prefeitura de Jaboatão. O evento que selou o apoio aconteceu neste domingo e contou com a presença de diversas lideranças do Republicanos da RMR.

Feitosa comemora Milei

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa comemorou a vitória de Milei no segundo turno da eleição presidencial da Argentina.“Hoje a vitória da Argentina é também a nossa! Viva a Direita! É a vitória contra uma esquerda que afundou a Argentina em uma inflação nunca antes vista, que elevou desemprego , tirou dos jovens a perspectiva de um futuro. Que sirva de lição para nosso Brasil!”

Silvinho Silva, editor do Blog
Whastapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário