segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Tendência de chapa única na eleição da Alepe para o biênio 2025/2026

Menos de uma semana após promover alterações no regimento interno que permitiu à Mesa Diretora antecipar a eleição da nova composição para o biênio 2025/2026, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) convocou para a próxima terça-feira (14) a escolha dos nomes que irão presidir e pautar as votações na Casa de Joaquim Nabuco.

A tendência é que os parlamentares reconduzam à presidência o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB). Álvaro conta com o respeito irrestrito dos pares e é considerado a figura central no processo de reafirmação de autonomia e isenção do Poder Legislativo. É grande também a possibilidade de reeleição do deputado estadual Gustavo Gouveia (SD) para o cargo de primeiro-secretário.

Gustavo atua como braço-direito de Álvaro e conseguiu, em menos de um ano, imprimir um novo ritmo à organização da casa. Tendo a função de uma espécie de síndico da Alepe, Gustavo é reconhecido pelos colegas por garantir aos deputados a estrutura necessária em eventos externos, algo de grande importância na ampliação e estreitamento da relação entre o parlamento e a sociedade.

A eleição deve ser o principal fato político da semana e, caso transcorra como se desenha, irá sacralizar o papel de Álvaro Porto como importante articulador entre o Legislativo e o Executivo, bem como uma figura que tem aproximado o parlamento da sociedade por meio da implementação de programas e ações sociais voltadas ao interesse da população, em especial aos grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

E dentro desse novo momento da casa, destacam-se as medidas adotadas pelo superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, Wildy Ferreira, que conta com a absoluta confiança de Álvaro e Gustavo na promoção de projetos direcionados à saúde e ao bem-estar dos servidores públicos.

Importante ressaltar que, no último mês de fevereiro, quando da eleição para o biênio 2023/2024, Porto foi conduzido por unanimidade à presidência da Assembleia Legislativa, um cenário que deve se repetir.

A escolha da nova Mesa Diretora foi marcada para as 11h.

Jaboatão
O ex-prefeito Elias Gomes, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, anuncia nesta segunda-feira (13) o apoio do Republicanos à ampla frente progressista-democrática que tem construído. O reforço foi costurado durante encontro, na última semana, em Brasília, com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o deputado federal Augusto Coutinho.

Concurso
A governadora Raquel Lyra (PSDB) antecipou a divulgação do edital do novo concurso público para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Pernambuco. Ao todo, serão disponibilizadas 3.360 vagas. As inscrições têm início nesta segunda-feira (13) e se estendem até o próximo dia 13 de dezembro no site do Instituto AOCP.

Guerra
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), irá retomar a pauta humanitária da guerra entre Israel e o Hamas no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). “A intenção é encontrar uma forma de suspensão da hostilidade e uma pausa humanitária para a população civil em Gaza”, disse o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Atuação forte
O relatório minucioso da situação das creches e escolas infantis apresentado pelo TCE-PE mostrou que a atual composição da corte de contas pernambucana está atenta e disposta a colaborar com os municípios na construção de um estado melhor e mais respeitador dos direitos dos cidadãos. Nota dez para a corte, presidida atualmente pelo conselheiro Ranilson Ramos.

Violência
A senadora Teresa Leitão (PT) manifestou repúdio à violência sofrida pelo secretário de Juventude do PT em Pernambuco, Cleyton Manoel, ontem (12), no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana. Cleyton teve o celular roubado e os óculos quebrados durante a agressão, que teria sido motivada por um ato de LGBTfobia. “Esse crime não ficará impune. Iremos exigir a identificação do agressor e a punição que a lei determina”, disse Teresa.

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário