sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Gleide entra na disputa em Olinda

A oposição à gestão do prefeito Professor Lupércio (PSD) em Olinda vai ganhar um reforço de peso a partir de hoje (17). Está marcado para as 19h, no Instituto Histórico de Olinda, o ato que irá conduzir a deputada estadual Gleide ngelo à presidência municipal do PSB na Marim dos Caetés.

Um dos mais atuantes nomes no estado em defesa dos servidores e da pauta da segurança pública, Gleide assume o comando do diretório socialista na cidade com ares de pré-candidata à prefeita em 2024.

Considerada um dos maiores fenômenos de urna da história de Pernambuco por ter sido eleita em sua estreia, em 2018, com mais de 412 mil votos para a Assembleia Legislativa, a parlamentar ainda vai ter como missão organizar o partido e montar uma chapa competitiva para a Câmara de Vereadores. Hoje, o PSB não conta com nenhum assento no Legislativo Municipal.

Caso decida enfrentar o desafio de concorrer ao primeiro cargo no Poder Executivo, é provável que haja uma aliança, ou ao menos um “acordo de damas”, com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), cotada para representar a federação Olinda da Esperança (PT, PV e PCdoB) no pleito de 2024.

Isso porque, em âmbito nacional, o PSB e o PCdoB integram a base aliada do presidente Lula (PT). Além disso, há uma tendência de que se estabeleça uma espécie de “corredor” com apoio mútuo entre o PT, o PSB e o PCdoB nas cidades do Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda.

De toda sorte, Olinda caminha para ser cenário de um dos pleitos mais acirrados do próximo ano. E não resta dúvida de que o atual prefeito vai precisar correr contra o tempo para escolher e, mais importante, conseguir viabilizar um candidato à sucessão. A tarefa não vai ser das mais fáceis.

Segurança
Prestes a anunciar as medidas do Juntos pela Segurança, novo programa do Governo de Pernambuco voltado à área da segurança pública, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tem comemorado avanços em diversos pontos do setor. O mais recente aponta para um aumento em 18% na produtividade das forças policiais no estado, no período entre janeiro e outubro, em relação ao ano passado, segundo dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística.

Jaboatão
A disputa pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em 2024 deve repetir um fato curioso visto na campanha de 2022 para o Governo de Pernambuco. Durante todo o primeiro turno, Marília Arraes (SD) e Danilo Cabral (PSB) criaram uma série de narrativas para tentar chamar para si a imagem do “candidato de Lula (PT)”. A mesma coisa tem acontecido hoje com a deputada federal Clarissa Tércio (PP) e o prefeito Mano Medeiros (PL), que têm buscado “emplacar” junto ao eleitor a marca de “candidato de Bolsonaro (PL)”

Camaragibe
A federação Brasil da Esperança – formada pelo PT, PV e PCdoB – decidiu apoiar o nome a ser escolhido pela prefeita Nadegi Queiroz (Republicanos) nas eleições de 2024. A decisão foi anunciada em um encontro entre representantes das legendas no município e o deputado estadual João de Nadegi (PV). “Tomamos uma decisão importante na federação, que nos coloca no caminho do desenvolvimento e respeito à coisa pública, representados pela atual gestão”, disse João.

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário