Deputado federal, presidente da CNI, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, senador e duas vezes candidato a governador, Armando Monteiro construiu uma trajetória política representativa em Pernambuco, ocupando funções de relevo e fazendo jus a confiança obtida junto aos pernambucanos.
Desde 2018 sem mandato, quando abdicou de tentar a reeleição para o Senado Federal para disputar o governo de Pernambuco, Armando Monteiro deixou o PTB para integrar o PSDB, sendo um dos principais artífices da vitoriosa candidatura da governadora Raquel Lyra em 2022, e recentemente deixou a legenda, oficializando ontem seu ingresso no Podemos.
O ato de filiação de Armando ao Podemos reuniu a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause, o ministro Silvio Costa Filho, o senador Fernando Dueire, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e lideranças em geral, numa clara demonstração de credibilidade e respeito conquistados ao longo da vitoriosa trajetória iniciada em 1998 quando elegeu-se pela primeira vez deputado federal.
A sua entrada no Podemos o coloca de volta ao jogo, podendo ser candidato ao Senado Federal nas eleições de 2026, mas independente de qualquer que seja o projeto eleitoral, a tarde de ontem serviu para mostrar que Armando continua tendo muito respeito e admiração da classe política pernambucana.
Alepe – Está marcada para as 11 horas de hoje a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O presidente Álvaro Porto e o primeiro-secretário Gustavo Gouveia chegam extremamente fortalecidos para conquistarem o segundo mandato. A Casa aprovou uma resolução que permitiu a antecipação do pleito, o que dá indícios de que a recondução dos principais ocupantes da mesa diretora é pule de dez.
Filiados – Segundo dados da Justiça Eleitoral, a quantidade de filiados a partidos políticos no Brasil caiu 5,7% nos últimos cinco anos. Em 2018, havia 16,8 milhões. Já em 2023, o número diminuiu para pouco mais de 15,8 milhões. A queda é contínua desde 2019 e, apesar de pequeno aumento observado em 2020, a tendência de diminuição continuou nos anos seguintes. A legenda com a maior quantidade de filiados é o MDB, com, aproximadamente, 2 milhões, seguida pelo PT, que tem 1,6 milhão, pelo PSDB, que contabiliza 1,3 milhão, e pelo Progressistas, com 1,2 milhão. O PSC tem apenas 31 filiados, o menor número entre todas as 30 legendas registradas junto ao TSE.
Condenados – O Supremo Tribunal Federal condenou mais cinco pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro pela prática dos crimes de “associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado”. A maioria acompanhou o voto do relator, Alexandre de Moraes, no sentido de que, ao pedir intervenção militar, o grupo tinha intenção de “derrubar o governo democraticamente eleito em 2022”. As penas para os cinco réus, todos presos no Palácio do Planalto, variam de 13 anos e seis meses anos a 16 anos e seis meses de prisão. Até o momento, as acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República resultaram em 25 condenações.
Inocente quer saber – Quantos votos Álvaro Porto terá hoje na busca pela reeleição da presidência da Alepe?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário