Ao lado do presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), tem demonstrado um grande alinhamento com o chefe do executivo nacional e o tratamento dispensado pelo líder petista é de aliado, apesar dessa aliança ainda não ter sido oficializada. O estado tem recebido grandes investimentos do Governo Federal, e a assinatura da ordem de serviço para a duplicação da BR-423 em Pernambuco além de ser uma importante obra, também é considerada como um gesto político do presidente em direção a governadora.
No início, as demonstrações eram bem discretas, mas agora a dupla não economiza em gestos e acenos públicos. O alinhamento, que já ultrapassou a esfera administrativa, é evidente em cada encontro, sendo destacado pelo próprio Lula, que se refere a Raquel como se fosse uma importante aliada.
O presidente e seus auxiliares tem tratado as demandas de Pernambuco como prioridade, e Lula não esconde de ninguém o apreço pela governadora. A parceria tem se extendido para a ala política, e apesar do PT fazer oposição ao governo estadual, nenhum integrante conseguiu tirar essa oposição do papel, uma vez que o próprio presidente segue dando sinais de alinhamento.
O estado tem sido o principal beneficiado, e tem colhido os frutos dessa aproximação e o compromisso de ambos os líderes em buscar melhorias para a população pernambucana. O trabalho conjunto e as demonstrações públicas de apoio fortalecem a imagem de uma parceria, mas tem tirado o sono dos socialistas.
CIUMEIRA — Algumas lideranças do PSB em Pernambuco não escondem a preocupação com a aproximação entre Raquel e Lula, e o volume de investimentos para o governo estadual tem causado bastante ciúme.
APROVADA — Com 53 votos a favor e 24 contra, a Reforma Tributária foi aprovada no Senado Federal. Para governadora Raquel Lyra, a proposta representa o fortalecimento da competitividade do Nordeste.
POLÍTICA — O senador Humberto Costa que tem condicionado o apoio ao PSB com a indicação da vice de Campos no Recife, se reuniu com presidente Lula para debater fortalecimento do PT no País.
BUSCANDO APOIO — O prefeito do Recife, João Campos (PSB), reuniu a Bancada Pernambucana, e com a participação de 18 deputados e os 3 senadores, pediu destinação de emendas para Compaz e Centros Arrecife.
INDEFINIÇÃO — A governadora teve mais um encontro em Brasília com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e apesar de toda especulação sobre uma possível aliança, o partido segue sem posição definida no estado.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.
Fonte: Foco
Político.
Nenhum comentário:
Postar um comentário