domingo, 8 de outubro de 2023

TRE-PE cassa mandato de Júnior Gás por 7×0, mas vereador ainda pode recorrer


O vereador de Petrolina, Júnior Gás (Avante), sofreu na tarde desta terça-feira (3) uma dura derrota no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e perdeu seu mandato na Câmara Municipal de Petrolina. Por sete votos a zero, os magistrados entenderam que Júnior e os demais integrantes da chapa do Avante cometeram fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2020.

                                                                                     Publicidade     

O vereador ainda poderá recorrer ao Superior Tribunal Eleitoral (STE), última instância desse processo. Porém, assim que a presidência da Casa Plínio Amorim for notificada do resultado de hoje no TRE-PE, Júnior Gás terá de deixar o cargo.

Já havia um clima de tristeza no ar entre as pessoas ligadas ao vereador. Na manhã de hoje, durante a sessão plenária na Câmara de Petrolina, a própria esposa de Júnior não conseguiu controlar o choro por saber que seu marido tinha chances reais de ser cassado.
PSOL ou DEM?

As atenções se voltam, agora, sobre quem assumirá a vaga deixada pelo Avante na Casa. Em contato com este Blog, o secretário geral do PSOL, Rosalvo Antonio afirmou que a legenda atingiu o coeficiente eleitoral no último pleito. Quem assumiria seria Lucinha Mota, a qual obteve 2.656 votos. Mas esta, no entanto, deixou a legenda para se filiar ao PSDB e hoje integra o Governo Raquel Lyra. De qualquer forma, os votos de Lucinha vão para o PSOL, que teve o então candidato a vereador, Erivan Bombeiro, o segundo a alcançar o coeficiente, com 701 votos. A conta dos pssolistas é simples: Petrolina teve 159.208 votos válidos nas eleições passadas. Esse número, dividido pelos 23 vereadores do Poder Legislativo, daria 6.922 votos. Para se chegar ao coeficiente, calcula-se 10% desses 6.922, o que daria 692 votos – desempenho superado por Erivan Bombeiro.

Porém, o setor jurídico do DEM (atual União Brasil) entende que a sobra maior é da legenda e, portanto, a vaga é do partido. Quem decidirá a questão é o TRE-PE, por meio da 83ª Zona Eleitoral de Petrolina.

Fonte – Blog Carlos Britto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário