sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Raquel se reunirá com bancada federal

Foto: Divulgação

A governadora Raquel Lyra convidou os 25 deputados federais e os três senadores para tratar das demandas do estado em Brasília. O encontro acontecerá no dia 7 de novembro no B Hotel. A Casa Civil já começou a confeccionar os convites junto aos parlamentares.

A gestão tucana tem feito esforços no sentido de melhorar a interlocução com a bancada federal, uma vez que os recursos estão concentrados em Brasília e as discussões inerentes às emendas de bancada são fundamentais para os destravamento de obras e ações que dependem dos recursos federais.
Parlamentares elogiaram a iniciativa da governadora e criaram uma expectativa para que o tom político também seja adotado. Muitos fazem críticas veladas à falta de diálogo e de afagos por parte do Palácio, e esperam que diante dos últimos acontecimentos na Alepe, a relação possa melhorar nos próximos meses.

Uma sugestão corrente tem sido feita pelos deputados para que a governadora convoque ao menos um deputado federal e um deputado estadual para o seu secretariado sob a perspectiva de que eles possam ajudar na tônica política do governo a partir de então.

O fato é que melhorando a interlocução política do governo trará desdobramentos para o futuro da gestão, que começou bastante técnica mas que tem todas as condições de fazer os ajustes necessários para que as entregas que a governadora pretende fazer possam efetivamente sair do papel e beneficiar os quatro cantos de Pernambuco.

Homenagem – Por iniciativa do deputado Izaias Regis (PSDB), a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou um voto de congratulações ao Diário de Pernambuco pela passagem dos seus 198 anos de fundação, que acontecerá no próximo dia 7 de novembro.

PEC da Água – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, na última terça-feira (16), parecer do deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) sobre a PEC n• 6/2021, que inclui o acesso à água potável entre direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal. O parlamentar, também é relator do projeto lei n•9543/2018, que pretende nacionalizar a Tarifa Social de Água e Esgoto.

Seguro – Setor que movimenta a economia – somente no primeiro semestre, pagou mais de R$ 4 bilhões em indenizações – as seguradoras estão em alta. Nesta quinta, o prefeito do Recife, João Campos, sancionou Projeto de Lei 150/2023, de autoria do vereador Zé Neto, instituindo a Semana Municipal do Seguro, já a partir de 2024.

Saldo negativo – Um relatório da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, apontou que a gestão socialista deixou para a governadora Raquel Lyra um caixa negativo de R$ 370,7 milhões, indo de encontro à LRF.

Conserto – Para equilibrar as contas, a governadora tem feito um trabalho minucioso de ajustes a partir do Plano de Qualidade do Gasto Público. O fluxo de caixa está sendo acompanhado diariamente, com supervisão direta de Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause. A ordem é assegurar os investimentos que o Pernambuco precisa, mas tratar as contas públicas com zelo e responsabilidade.

Inocente quer saber – A reunião com a bancada federal surtirá efeitos positivos para o governo Raquel Lyra?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário