quarta-feira, 4 de outubro de 2023

O protagonismo do PSD nas eleições de 2024

 

O PSD disputou o Senado Federal com André de Paula no ano passado e não obteve êxito. No entanto, agora com a aproximação da legenda com a governadora Raquel Lyra, a legenda vai trabalhar para eleger um número considerável de prefeitos em Pernambuco. Além disso, André de Paula ocupa hoje o Ministério da Pesca no governo Lula e querendo ou não isso tem um peso bastante significativo justamente com quem quer se aliar a Lula que não seja diretamente a um partido de esquerda.

O partido de André de Paula faz parte, por exemplo, da base de sustentação do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas. Com a ampliação do números de prefeitos e vereadores, André espera chegar forte com a legenda para 2026 quando o partido muito provavelmente estará na chapa majoritária já que além do cargo de governador e vice estarão em jogo duas cadeiras do Senado.

A declaração de André de que vai atuar pelo crescimento da legenda no próximo ano aconteceu durante a filiação do prefeito de Olinda, Lupércio, na última sexta-feira. Segundo o ministro, essa é apenas uma das muitas Prefeituras que serão conquistadas pela legenda daqui até às eleições municipais.

Aqui em Pernambuco no ano de 2022 o PSD teve um papel ousado ao lançar o então deputado federal André de Paula para o Senado. Para isso, a legenda não lançou candidatos a deputado federal e nem a estadual. Optou por investir na sua candidatura majoritária. Embora não tenha obtido o sucesso necessário em Pernambuco, o PSD cresceu no Brasil e tem um espaço importante inclusive de tempo de TV. Recentemente a legenda que fazia parte da gestão de João Campos deixou o espaço que era ocupado para fazer parte da gestão de Raquel Lyra. Também existe uma expectativa grande dentro da legenda de que a própria governadora passe a integrar os quadros da legenda em uma negociação que envolve Gilberto Kassab e a própria governadora.

Repercussão

O fato do grupo de Miguel Coelho ter apoiado o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição e agora fazer parte da gestão de João Campos no Recife ainda repercute. Dessa vez, a mídia nacional questionou o acordo político entre ambos. João Campos em 2022 foi membro do conselho político de Lula.

Investindo pesado

Em entrevista a Rádio Folha, o deputado Lula da Fonte disse que o PP pretende lançar pelo menos oitenta candidatos a prefeitos em Pernambuco. Segundo o parlamentar, o partido vai investir pesado no crescimento em todo o estado e principalmente na região metropolitana. Também está na pauta do partido a ampliação da base da governadora Raquel Lyra.

PT x PSB

Quem estaria reclamando do acordo com o grupo de Miguel Coelho seria o PT que tendo em vista esta aproximação já tem dito nos bastidores que não descarta lançar o deputado estadual João Paulo a Prefeitura. No entanto, o PT do Recife está fechado com João e entende que faz parte do jogo político aglutinar pessoas que muitas vezes pensam diferente e chegam a citar o presidente Lula que recentemente colocou como ministro André Fufuca do PP que fez campanha para Jair Bolsonaro.

Empréstimo

O Senado Federal aprovou em Plenário a Resolução 95/2023, que autoriza a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a contratar uma operação de crédito externo, no valor de no valor de R$ 1,1 bilhão (US$ 202 milhões), para investimentos em obras estruturadoras de abastecimento de água e esgotamento sanitário em municípios pernambucanos.

Cacique Marcos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu um recurso que reconheceu o cacique Marcos Xukuru como vítima de erro judiciário em processo criminal que terminou com a perda dos direitos políticos da liderança indígena. Em decisão ontem, a Sexta Turma considerou a sentença proferida falha ao utilizar depoimentos de pessoas com interesse na condenação. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário