sábado, 7 de outubro de 2023

Enfraquecidos

As eleições para o Conselho Tutelar têm se tornado termômetro para as eleições municipais que acontecerão daqui um ano em todo o Brasil. Em Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe, por exemplo, os resultados mostraram o enfraquecimento dos grupos políticos liderados pelos ex-prefeitos Joaquim Neto e Edson Vieira, respectivamente.

A situação foi mais séria em Gravatá, onde a candidata apoiada por todo o grupo político de Joaquim Neto conseguiu apenas 729 votos, ficando na 24ª posição geral, evidenciando a enorme dificuldade que o ex-prefeito terá para encarar o grupo do Padre Joselito, que apoiou quatro dos cinco candidatos eleitos para o Conselho Tutelar, incluindo a cunhada Sandra Facundes, a mais bem votada com 2.198 votos.

O resultado foi a quarta vitória consecutiva de Padre Joselito contra Joaquim Neto, a quem começou a derrotar em 2019, quando se elegeu o conselheiro tutelar mais bem votado de Gravatá com 1.826 votos, contrariando os planos de Joaquim, que era prefeito à época e trabalhou contra a eleição do padre.

Em 2020, incentivado pela população, Padre Joselito se lançou candidato a prefeito e venceu Joaquim com mais de 6 mil votos de frente, impondo uma derrota histórica ao grupo do ex-prefeito, que já estava no terceiro mandato e tentava o quarto. Sem a prefeitura, Joaquim Neto ainda tentou uma vaga para estadual em 2022, mas foi derrotado novamente por Padre Joselito, que fez Waldemar Borges majoritário na cidade com 14.141 votos.

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – Dilema semelhante viveu o grupo de Edson Vieira e Alessandra Vieira em Santa Cruz do Capibaribe. A candidata apoiada por eles para o Conselho Tutelar ficou em último lugar entre os eleitos, foi a décima colocada, enquanto o grupo do prefeito Fábio Aragão apoiou seis candidatos vitoriosos, incluindo as quatro primeiras colocadas. O resultado foi péssimo para os planos de Edson e Alessandra, e exigirá humildade para unir com outro grupo de oposição para manter a chama acesa.

CURTAS

CORTANDO NA CARNE – Diante da crise econômica provocada pela queda de repasses do FPM, o prefeito Fábio Aragão se viu obrigada a tomar medidas enérgicas em Santa Cruz do Capibaribe. O gestor cortou 10% do próprio salário, do vice-prefeito e dos secretários municipais, além de reduzir as gratificações de funções e o horário de expediente nos departamentos públicos não essenciais, que voltarão a funcionar de 7h às 13h.

BALDE DE GELO – Pesquisa IPEC divulgada nesta sexta-feira (06) mostra o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, com 60% de rejeição e apenas 28% de aprovação. A pesquisa caiu como um balde de água gelada nos planos de LW, que anunciou poucas horas antes que será candidato à reeleição em 2024.

SERTANEJOS INCLUSIVOS – Os deputados sertanejos José Patriota e Luciano Duque vêm demonstrando bom desempenho na Alepe. Marinheiros de primeira viagem, os parlamentares já conseguiram emplacar leis importantes no estado, como a alteração da Política Estadual da Pessoa com Deficiência, de autoria de Zé Patriota, e a lei que institui a Política Estadual de Prevenção, Assistência e Informação à Crise Convulsiva no Estado de Pernambuco, de autoria de Duque.

O povo quer saber: Os ex-prefeitos Joaquim Neto e Edson Vieira vão conseguir encarar os adversários em 2024?

Fonte: FalaPE.

Faceboo

Nenhum comentário:

Postar um comentário