Para quem valoriza a democracia, todos os caminhos levam ao Teste da Urna. De 27 de novembro a 1º de dezembro de 2023, especialistas de todo o Brasil têm uma importante missão na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Com acesso total ao código-fonte das urnas eletrônicas, representantes de instituições fiscalizadoras e da sociedade civil vão testar a segurança do sistema eleitoral brasileiro.
E, para divulgar essa iniciativa em favor do aprimoramento do voto eletrônico, o Tribunal lança nesta quinta-feira (28) uma campanha de mobilização, em formato de convite à população, para acompanhar e participar do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023. A campanha será veiculada até 2 de dezembro, nas emissoras de rádio e TV do país.
O convite se estende não só para quem já garantiu a sua inscrição, participando direta e presencialmente no TSE, mas também para quem tem interesse em saber como funciona esse evento, fundamental para a evolução dos códigos e sistemas da urna eletrônica. De casa, do trabalho, da rua, por meio de celular: dá para acompanhar o TPS 2023 em tempo real, pelo canal do TSE no YouTube.
O filme da campanha foi baseado no conceito de que todos os caminhos – urbanos ou digitais – levam ao Teste da Urna e apresenta uma diversidade de públicos aptos a participar e acompanhar esse evento: estudantes, engenheiros, especialistas do poder público. No vídeo da campanha, é possível apontar para o QR Code da tela e acessar as informações.
Teste da Urna
Sempre realizado no ano anterior às eleições, o Teste Público de Segurança da Urna traz a participação e a colaboração de especialistas no aprimoramento do sistema eletrônico de votação. O evento é parte do calendário da Justiça Eleitoral e promove a participação social.
Aberto a críticas e sugestões, o Teste da Urna permite que cada investigadora ou investigador que se inscreveu para o processo aponte falhas ou oportunidades de melhorias, contribuindo para o aperfeiçoamento e a eficiência do processo eletrônico de votação.
Além de confirmar a segurança do voto eletrônico, o evento também demonstra a maturidade e a confiança nas eleições informatizadas brasileiras. Focado no princípio da transparência, oferece acesso à informação para diversas instituições e qualquer cidadã ou cidadão brasileiro.
O processo
Investigadoras e investigadores terão mais de uma oportunidade para inspecionar o código-fonte da urna eletrônica. A primeira fase da análise ocorrerá no mês de outubro, antes do Teste, e servirá para subsidiar os planos de ataque executados na semana do evento.
De 27 de novembro a 1º de dezembro, as pessoas inscritas no Teste da Urna 2023 também poderão analisar o conjunto de comandos existentes nas urnas e nos sistemas eleitorais em computadores instalados na sala preparada para a testagem, localizada no 3º andar do edifício-sede do TSE, em Brasília.
Acesse a página do evento.
Com informações do Site do TSE (RS/LC, DM)
Fonte: TRE - PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário