Há alguns anos é celebrado o Dia do Nordestino, segunda região mais populosa do Brasil, que conta com uma cultura rica e histórias marcantes para a formação do país. Além de grandes nomes do passado, o presente é um palco repleto de nordestinos que se destacam em diversas áreas, inclusive na política. Neste domingo (8), o LeiaJá separou alguns políticos nordestinos que ocupam posições importantes e de decisão no cenário nacional.
Publicidade
Lula – Presidente da República
O atual presidente da República, em seu terceiro mandato não consecutivo, é natural da cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Sua história na política teve início no ABC paulista, na luta sindical dos metalúrgicos. Sua equipe de ministros conta com diversos conterrâneos.
Flávio Dino - Ministro da Justiça
Um dos ministros do governo Lula em maior evidência nos últimos meses é o ex-governador do Maranhão, Flavio Dino. Natural da capital, São Luís, Dino é advogado, foi professor de direito constitucional na Universidade Federal do Maranhão, senador pelo seu estado, e atualmente é ministro da Justiça e Segurança Social. Há comentários entre outras personagens da política nacional que afirmam que ele poderá ser o nome indicado pelo presidente Lula para ocupar a cadeira disponível no Supremo Tribunal Federal (STF), mas nada foi confirmado por fontes oficiais.
Arthur Lira – Presidente da Câmara
Natural de Maceió, capital de Alagoas, Lira tem uma história na política marcada por uma itinerância em alguns partidos, como o PFL, o PSDB, PDT e o PP. Além de deputado federal, ele ocupa o cargo de presidente da Câmara dos Deputados, responsável por decidir e organizar os trabalhos, discussões e votações que acontecem na Casa Legislativa. O parlamentar também ganha destaque por ser considerado há anos como líder do bloco de partidos chamado de “centrão” e ter um poder de articulação entre os partidos.
Kassio Nunes Marques – Ministro do STF
Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o piauiense foi considerado uma surpresa entre os membros da Corte pois não era um nome especulado nos bastidores. Além de ministro do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nunes Marque já foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Ciro Nogueira – Senador
Conterrâneo não apenas dos demais pela região, o senador pelo Piauí é natural de Teresina, assim como Nunes Marques. Seus posicionamentos políticos, sendo presidente nacional do Partido Progressista (PP), o colocam como um forte nome da oposição ao governo atual. O parlamentar também foi ministro, no governo Bolsonaro, quando chefiou a Casa Civil.
Fonte: Leia Já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário