segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Boa frequência e deputados influentes

Com 25 representantes, a bancada de Pernambuco na Câmara dos Deputados mantém a tradição de excelente assiduidade nas sessões deliberativas, as que a Mesa Diretora pune as ausências com corte de salário. Segundo levantamento do site Metrópoles, de Brasília, nenhum parlamentar pernambucano aparece na lista dos mais faltosos.

O líder no ranking de faltas não justificadas é Júnior Lourenço, do PL do Maranhão. Nestes dez meses de ação parlamentar, ele faltou a quase 30% das sessões, exatamente 28,7%. Em segundo lugar aparece Antônia Lúcia, do Republicanos do Acre, com 21,25% de faltas não justificadas, seguida de Washington Quaquá, do PT do Rio de Janeiro, com 20%.

Seguem na ordem Vicentinho Júnior (PP-TO), com 17,5% de faltas, Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE), com 16,25, Josimar Maranhãozinho (PL-MA), com 16,5%, José Priante (MDB-PA), com 15%, Magda Mofatto (Patriota-GO), Renilce Nicodemos (MDB-PA), com 13,75%, e Acácio Favacho (MDB-AP), com igual percentual. 

A bancada de Pernambuco, além de cumprir com suas responsabilidades de presença, ganhou destaque no prêmio anual do Congresso em Foco.

Túlio Gadelha (Rede), por exemplo, conquistou o primeiro lugar entre os deputados com melhor atuação, recebendo 8.626 votos, enquanto Carlos Veras (PT) ficou em quarto lugar, com 4.751 votos. Entre os representantes do centro-direita, destaques para o Coronel Meira (PL), que teve 1.046 votos e o Mendonça Filho (UB), com 635 votos.

Já os deputados Augusto Coutinho e Silvio Costa Filho, ambos do Republicanos, apareceram no ranking dos mais influentes do Congresso, assim como Felipe Carreras, líder do PSB na Câmara, Luciano Bivar (UB), primeiro-secretário da Câmara, e Renildo Calheiros, líder do PCdoB na Câmara.

Ausências sem desconto – A ausência não justificada nas sessões deliberativas pode acarretar desconto no salário do deputado, uma vez que a remuneração leva em conta a assiduidade do parlamentar. “As ausências não justificadas não são descontadas do salário se o parlamentar estiver em missão autorizada; em casos de doença comprovada por atestado, analisado por junta médica oficial; de licença-maternidade; de licença-paternidade; e de doença grave ou falecimento de pessoa da família até o segundo grau civil”, diz nota da Mesa Diretora.

Humberto, o mais influente – Já no Senado, Humberto Costa (PT) aparece como o senador mais influente do Nordeste, segundo o prêmio Congresso em Foco. Na votação, ele recebeu 46.125 votos, enquanto a senadora Teresa Leitão, também do PT e em seu primeiro mandato, ficou em segundo lugar, com um total de 30.549 votos. Humberto e Teresa também estão entre os 100 “Cabeças do Congresso”, segundo levantamento do mesmo site.

Alegação dos faltosos – Os parlamentares mais faltosos alegam que a presença em plenário é apenas um dos aspectos da atividade que eles desenvolvem. No entanto, nunca é demais reafirmar que um dos fatores mais importantes do Legislativo é justamente debater e votar as matérias que são fundamentais para o futuro do país. E, em caso de ausência não justificada, o deputado federal está abrindo mão de participar dessa etapa. O número de faltosos faz parte de levantamento do Metrópoles realizado com base em dados extraídos do site da Câmara dos Deputados.

Versão de Quaquá – A equipe do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), o terceiro mais ausente, justificou, em nota, as faltas ao apontar agendas fora de Brasília. As ausências se explicariam por atividades como “tarefas externas das comissões de Turismo e de Relações Exteriores” e pelo cumprimento de “funções partidárias como membro do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é vice-presidente nacional”. “Parlamento não é linha de produção, na qual você bate ponto e produz peças e mercadorias. Política é articulação, construção de consensos e projetos, muito mais do que formalidades”, disse ele, em nota.

Coutinho entre os 10 – Segundo levantamento do Diap, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o deputado pernambucano Augusto Coutinho (Republicanos) aparece entre os 10 parlamentares mais influentes do Congresso pela quarta vez. Ele comemorou a distinção, objeto de um levantamento bastante criterioso e respeitado pela mídia, com um vídeo, ontem, em suas redes sociais.

CURTAS

HOMENAGEM 1 – O ex-vice-presidente Marco Maciel ganha homenagem do Senado na próxima quarta-feira, com o seu nome no plenário 2 da Ala Nilo Coelho. A iniciativa foi aprovada em junho de 2021, proposta pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), relatada pelo senador Jayme Campos (UB-MT).

HOMENAGEM 2 – Mas quem de fato fez o processo andar foi o senador Fernando Dueire (MDB). Ele tomou à frente, desengavetou o projeto e definiu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a Ala Nilo Coelho para ter o nome de Marco Maciel numa das comissões.

Perguntar não ofende: Quem assumiu o Governo na ausência de Lula: Alckmin ou Janja?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário