sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Recife no Mundo: Educação Além das Fronteiras

Foto: Edson Holanda/PCR

 

 

A capital pernambucana, Recife, segue seu compromisso inovador com a educação, trazendo mais uma iniciativa que promete revolucionar o ensino de base. O Prefeito João Campos apresentou no Compaz Eduardo Campos, na Linha do Tiro, o programa “Recife no Mundo”. Projeto que tem como objetivo proporcionar cursos de língua inglesa associados a intercâmbio para estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino. A cidade se torna pioneira em nível nacional ao introduzir o formato “summer camp”, um intercâmbio durante as férias para aprimorar habilidades linguísticas. O programa é direcionado aos alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e aos educadores.

 

“Pela primeira vez, na história do nosso País, uma cidade lança um programa de intercâmbio para jovens do Ensino Fundamental e Anos Finais. O Recife no Mundo vai possibilitar que 100 jovens recifenses de escola pública tenham a oportunidade de estudar fora do país, 100% custeado pela Prefeitura do Recife. Curso extensivo de segunda língua para mais de 25% de jovens da rede. Com isso, a gente garante que oportunidades que eram vistas como algo impossível – através de política pública bem-feita e bem construída – se torna possível”, comentou o prefeito. Ele ressaltou o financiamento das passagens, acomodação, taxas universitárias e despesas diversas. Além disso, enfatizou a abertura de modalidades para professores de Letras, que poderão vivenciar períodos de imersão nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

 

O programa visa disponibilizar a alunos e professores da rede pública municipal cursos de língua inglesa e a rica experiência de um intercâmbio internacional, coisa muito longe da realidade dos jovens da rede municipal de ensino. O foco é aprimorar as habilidades de comunicação em língua estrangeira, incentivando a imersão em outras culturas e ampliando horizontes através da comunicação intercultural. Estimular o aprendizado de línguas estrangeiras e contribuir para o crescimento acadêmico, cultural e social dos alunos e educadores é um dos objetivos centrais.

 

Importante ressaltar que a Prefeitura do Recife arcará com os custos dos cursos e intercâmbio, incluindo passaporte, visto, kit viagem, estadia em dormitório universitário, curso de inglês no exterior, seguro saúde e suporte da Secretaria de Educação. O prefeito João Campos marcou um gol de letra com o programa, que deve alavancar ainda mais sua já bem avaliada gestão.

 

Homenagem – O lançamento do programa “Recife no Mundo” carrega significado especial, pois coincide com o aniversário de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, responsável pelo programa “Ganhe o Mundo”, um intercâmbio para estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual. Esse projeto influenciou outras regiões a criar iniciativas semelhantes, como o “Recife no Mundo”, visando transformação educacional, cultural e inclusão social para alunos da rede pública.

 

Investimentos Estruturantes – O senador Humberto Costa, vice-presidente nacional do PT, comemorou a inclusão de obras estruturantes para Pernambuco no recém-anunciado Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). O novo programa será oficialmente lançado pelo presidente Lula no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (10), às 11h. Humberto Costa segue de Brasília para o Rio de Janeiro para participar do evento, que introduzirá investimentos de aproximadamente R$ 1 trilhão nos próximos quatro anos, distribuído em duas mil obras divididas em seis eixos: transporte, infraestrutura urbana, equipamentos sociais, recursos hídricos e saneamento, comunicações e energia.

 

Municípios – Em Brasília, a prefeita de Serra Talhada e a líder da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), Márcia Conrado, se reuniram com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para abordar um tema crucial para os municípios brasileiros. Acompanhada pelo deputado federal Fernando Monteiro, Conrado enfatizou a crescente preocupação com as reduções recorrentes no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma fonte vital de recursos para muitas cidades.

 

Obras – A prefeita de Surubim, Ana Célia, autorizou o recapeamento asfáltico de diversas ruas do município, investindo mais de R$ 1 milhão em obras. A ação visa melhorar a mobilidade da população, proporcionando vias mais seguras e acessíveis. Além disso, durante o evento, foram entregues dois novos veículos à Secretaria de Saúde: um Fiat Ducato e um Fiat Cronos, para fortalecer os serviços da área.

 

Frase – Um governo é bom quando faz felizes os que sob ele vivem e atrai os que vivem longe. Confúcio.

Fonte: Blog PE URGENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário