quinta-feira, 17 de agosto de 2023

MDB em Pernambuco projeta ao menos 100 candidatos a prefeito em 2024

(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Com baixo desempenho em Pernambuco nas últimas eleições, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) tem buscado se reerguer e aposta, em 2024, na reconquista do espaço entre os protagonistas na política local. Cenário inverso ao de 2022, quando da decisão de sustentar o que alguns dos próprios membros chamam até hoje de “chapa bomba”, uma estratégia que fez o partido sair das urnas inexpressivo.

Conflito interno
Alguns motivos que causaram grande ruptura na legenda foram a falta de consenso em torno dos apoios e atores políticos.Tudo apontava que o MDB faria apenas um deputado federal entre as 25 cadeiras disponíveis no estado. O páreo ficou entre Raul Henry, que buscava a renovação de mandato, e Iza Arruda, filha do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, e candidata de primeira viagem. Após idas e vindas, quem logrou êxito foi Iza Arruda, única eleita pela sigla nas eleições de 2022. 

O custo foi alto. Ao longo da janela partidária, alguns dos filiados não concordaram com o clima interno e a baixa representatividade que se desenhava. Foi quando nomes como o então deputado estadual Tony Gel e Jarbas Filho - do grupo político do ex-governador e senador Jarbas Vasconcelos - migraram para o PSB para tentar a chance na corrida eleitoral. 


Tony Gel não conseguiu a reeleição, mas Jarbas Filho conquistou, pela primeira vez, o cargo de deputado estadual. Seis meses depois de eleito, Jarbinhas, como é conhecido, retornou ao MDB, com carta de anuência assinada pelo Partido Socialista Brasileiro, que lhe abrigou pelo curto período de um ano. 

Matemática
Com as idas e vindas, o MDB em Pernambuco conta atualmente com três representantes na esfera legislativa: o deputado estadual Jarbas Filho, a deputada federal Iza Arruda e o senador Fernando Dueire, suplente de Jarbas Vasconcelos, que pediu licença do cargo por problemas de saúde.

Após o período conturbado, o diretório estadual busca se reerguer, começando pelas regiões em que tem mais força política a nível municipal. “Estamos reunindo o partido em todo o estado e, nesse momento, estamos focados em organizar as direções provisórias do Sertão. Posteriormente, vamos para o Agreste e Região Metropolitana. No momento oportuno iremos definir nossos encaminhamentos”, afirmou Dueire ao Diario de Pernambuco.

Já o recém repatriado Jarbas Filho expôs a pretensão de colocar novamente o partido em uma posição “competitiva”, não descartando a possibilidade de uma candidatura própria à Prefeitura do Recife. “O MDB deseja ter candidaturas majoritárias em pelo menos 100 cidades no estado de Pernambuco, além de uma chapa forte de vereadores não só no Recife, mas também em outros municípios. O cenário [na capital] ainda será discutido, mas não descartamos a possibilidade do partido ter uma candidatura própria. [...] Vamos deixar o MDB fortalecido para 2026”, ressaltou. 

As primeiras definições concretas devem vir em setembro, quando o partido organizará seu primeiro grande evento após a disputa de 2022, em Vitória de Santo Antão. Durante e após a reunião, o MDB espera anunciar filiações “de peso”, segundo especulações. “O presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, e os nossos três ministros, Simone Tebet, Renan Filho e Jader Filho, devem estar presentes. Tem muita gente querendo se juntar ao MDB, e podemos fazer desse momento inclusive uma oportunidade de formalizar novas filiações”, pontuou Dueire.

Fonte: Diário de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário