terça-feira, 1 de dezembro de 2020

As contas da participação de Marília na corrida pela Prefeitura

 

As contas da participação de Marília na corrida pela Prefeitura

Embora tenha feito uma campanha mais eletrizante, emocionante da que fez João Paulo em 2016 contra o atual Prefeito Geraldo Júlio, a deputada Marília Arraes não conseguiu trazer grandes diferenças para o PT do ponto de vista eleitoral. No ano de 2016 quando João Paulo disputou a prefeitura ele obteve no segundo turno 38,70% dos votos válidos que deu 333.516 votos, contra Geraldo Júlio que teve 61,30% com 528. 335 votos. Brancos, nulos e abstenções em 2016 foram 257.394.

Agora em 2020, mesmo com toda a emoção e com a candidata Marília Arraes largando na frente com 10 pontos de vantagem e o clima de virada começar a aparecer apenas na segunda semana, o desempenho do PT foi quase idêntico ao de 2016. João Campos foi eleito com 447.913 votos contra  348.126 votos de Marília. Em números, o PT aumentou sua votação de 2016 para 2020 em apenas 14.610 votos.  Pelos cálculos, a diferença embora tenha sido um pouco mais positiva não teve um impulsionamento grande. 

""Para o estrago que foi feito, com essa desunião, esse racha do Recife que contribuiu para desorganizar uma aliança unificada das forças populares, foi um preço muito alto. Depois, os números mostram que ela cresceu nada. João Paulo, em 2016, no auge da crise do impeachment teve apenas 15 mil votos a menos que o PT em 2020. A confusão tão grande criada, vendendo a ideia do novo, de que iria ganhar a eleição, de nova liderança, acabamos contribuindo para um conjunto de derrotas no País, sem aliança, para ter quase o mesmo número de votos de 2016", criticou Oscar Barreto em entrevista à Folha.

Os números também atestaram que diferente de 2016, os votos brancos, nulos e abstenções foram muito fortes tendo em vista inclusive a forte campanha de muitas figuras da política. Foram 361.285 os que direta ou indiretamente não participaram do pleito de 2020.

Do primeiro para o segundo turno João Campos saiu de 233.028 votos para 447.913. Uma conquista de 214.885 votos. Já Marília Arraes, teve no primeiro turno  223.248 para 348.126 votos no segundo turno. Um acréscimo de 124.878 votos.

Armando Monteiro - O ex-senador, Armando Monteiro, testou positivo para o novo coronavírus na última terça-feira. Segundo a assessoria de imprensa de Monteiro, ele está clinicamente bem, sendo medicado e acompanhado mais de perto por médicos no Hospital Português, onde foi internado no último domingo. Em março, Armando já foi infectado pelo novo coronavírus e, na ocasião, não teve sintomas graves. A medida de internação é preventiva e se deu por se tratar de um paciente que reinfectou-se.

Paulista sem carnaval - O prefeito eleito no município de Paulista, Yves Ribeiro (MDB), afirmou em entrevista na manhã desta segunda-feira (30), que não haverá carnaval no município.  Segundo Yves, que assume a gestão da cidade em 2021, foi 'um erro ter feito carnaval'. "Enquanto nenhuma autoridade tem coragem de dizer, eu estou dizendo: não vou fazer carnaval, não pode fazer carnaval sem ter a vacina", afirmou.

Isabela de Roldão - Primeira mulher eleita como vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT) reafirma que não terá papel coadjuvante na gestão municipal e também nos rumos do seu partido. Segundo ela, a eleição deste ano foi importante para identificar "as pessoas que têm ações, atitudes e pensamentos unilaterais, regidos pela vaidade e projetos pessoais". 

Lagoa dos Gatos - O deputado federal e presidente estadual do Progressistas Eduardo da Fonte recebeu na última sexta-feira a visita do prefeito eleito do município de Lagoa dos Gatos, Stênio Fernandes e do atual Misso de Amparo. No encontro o deputado deu grandes notícias que vão beneficiar e muito a população da cidade de Lagoa dos Gatos.

Petrolândia - O prefeito eleito de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, Fabiano Marques (PTB), anunciou o novo secretariado que tomará posse no dia 1º de janeiro. Do total de 12 secretários que comporão o novo governo de Petrolândia, 50% será ocupado por mulheres (Saúde, Desenvolvimento Social, Cultura, Finanças, Administração e Assuntos Jurídicos). O anunciou foi feito após reunião no Projeto Apolônio Sales com o vice-prefeito eleito Rogério Novaes (PSD) e seu grupo político.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whastapp: (81)98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário