sábado, 26 de dezembro de 2020

Paulo Câmara e os desafios de 2021

Foto: Helia Scheppa

O governador Paulo Câmara encerra o sexto ano de seu governo e iniciará seu último biênio à frente do Palácio do Campo das Princesas. Ao longo dos seis anos, além do desafio de governar Pernambuco sem a presença física de Eduardo Campos, Paulo enfrentou crises que inviabilizariam qualquer governo, como o impeachment de Dilma Rousseff, o surto de microcefalia, greve de caminhoneiros, vazamento de óleo em nosso litoral, e agora mais recentemente a pior de todas que foi a proliferação da COVID-19, que obrigou governantes a se reinventar para vencer este desafio.

Para os próximos dois anos, Paulo Câmara fez o dever de casa e deixou as contas públicas saneadas, tanto que em seus seis anos governando o estado, nunca atrasou salários nem deixou a roda para de girar. Com isso, há uma expectativa muito forte entre o próprio staff do governo de que ao longo de 21 e 22 o quadro tende a melhorar, uma vez que o estado deverá ampliar sua capacidade de investimentos e com isso obras deverão avançar numa maior celeridade.

Na esteira desses investimentos, há forte expectativa para o início da vacinação dos pernambucanos, cuja logística já se encontra preparada pelo governador Paulo Câmara, e passado este processo, que deverá levar praticamente todo o primeiro semestre de 21, o sentimento será de retomada da economia do estado, com geração de emprego e renda e consequentemente a melhora do ambiente em nosso estado.

Câmara do Recife – A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal do Recife começa a tomar corpo, e os vereadores Romerinho Jatobá (PSB) e Eriberto Rafael (PP) despontam com amplo favoritismo para conquistar a presidência e a primeira-secretaria, respectivamente.

Disputa – A eleição ocorrerá no próximo dia 1 de janeiro, data da posse dos vereadores eleitos em novembro. A presidência é responsável pelos atos institucionais da Casa José Mariano, enquanto a primeira-secretaria fica com a incumbência dos atos administrativos.

Descanso – O prefeito Geraldo Julio, que está cotado para assumir um posto no secretariado de Paulo Câmara, deverá aproveitar os primeiros dias de 2021 para descansar. Geraldo vem num ritmo muito grande desde que assumiu a secretaria de Planejamento e Gestão em 2007 no primeiro governo Eduardo Campos, e agora terá uma mínima folga para pensar nos próximos passos que serão dados em sua vida pública.

Célia Sales – Após a consagradora vitória que garantiu a sua reeleição em Ipojuca, a prefeita Célia Sales deverá fortalecer ainda mais seu grupo político, com a ampliação das bases do deputado Romero Sales Filho, que chega bastante consolidado para tentar seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Inocente quer saber – A reforma do secretariado de Paulo Câmara será na segunda quinzena de janeiro?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário