terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Schwambach de saída e Geraldo vai assumir Desenvolvimento

A saída iminente de Bruno Schwambach da Secretaria de Desenvolvimento Econômico já é dada como certa no Governo do Estado. Nas coxias, se fala que há dois projetos no radar dele: fazer um curso no exterior e retomar atuação na iniciativa privada. A movimentação de Schwambach deixará vaga uma pasta que tem sob seu guarda-chuva o Complexo de Suape, o Porto do Recife, a AD Diper e a Copergás. Governistas costumam lembrar que, mesmo em cenário de crise, a Secretaria de Desenvolvimento tem lastro para captar investimentos, configurando-se em espaço cujo risco de desgaste para o titular é baixo. Nessa perspectiva, é que o nome do prefeito Geraldo Julio passou a figurar como sucessor de Schwambach em conversas reservadas. No desenho de hoje, no Palácio das Princesas, a referida pasta aparece como destino certo de Geraldo. O gestor, no entanto, não deve emendar a saída da prefeitura com a atribuição na gestão Paulo Câmara. Entre pessoas próximas, circula que haverá período de férias no intervalo. Há algum tempo, a previsão para Geraldo, nome do PSB para concorrer ao Governo do Estado em 2022, já era de que ele passasse a integrar a administração estadual, num espaço que servisse de vitrine para o projeto majoritário que se avizinha.

Nos últimos dias, o caminho foi sendo sedimentado na direção da pasta de Desenvolvimento. A formalização pode ficar para janeiro. O governador Paulo Câmara já declarou que pode adentrar pelo próximo mês com a arrumação no seu secretariado. Não descarta que leve um tempo maior do que o estipulado para a diagramação da equipe de João Campos. O governador falou do seu "prazo elástico" durante a inauguração das novas instalações da Folha de Pernambuco no último dia 24. Na ocasião, realçou "ter muita gratidão, amizade" por Geraldo, registrou que trabalham juntos há mais de 20 anos e afirmou, sobre o futuro do correligionário, que "com certeza, será a favor do Estado". Indagado, Schwambach, à coluna, admite ter "projetos pessoais" não necessariamente para agora. E pondera: "Não tenho serviço público como projeto de vida. Há muita movimentação acontecendo e estou à disposição do governador, seja para ficar, para sair ou para continuar".

 

Adjunta da PGE deve assumir PGM
Procuradora-chefe Adjunta de Ernani Medicis, Giovana Andréa Gomes Ferreira, é nome mais cotado para assumir a Procuradoria Geral do Município, hoje comandada por Rafael Figueiredo. 

Escalação > Como a coluna antecipara, Marília Dantas, presidente da Emlurb, foi confirmada pelo prefeito eleito, João Campos, como secretária de Infraestrutura. Ele formalizou ainda: Fred Amâncio (Educação), Luciana Albuquerque (Saúde), Ricardo Mello (Cultura) e Felipe Martins Matos (Planejamento). E anunciou a manutenção de Ana Rita Suassuna (Desenvolvimento Social).

Real, oficial > Há, pelo menos, um ano, Antonio Figueira já cogitava deixar o Governo do Estado e retomar projetos que vinha adiando. Nos últimos dias, sinalizara a intenção com mais afinco e, ontem, a saída foi formalizada. Na rede social, Paulo Câmara agradeceu "por mais de uma década de dedicação ao Estado".

Aprovação > Em fase de despedida de Geraldo Julio da Prefeitura do Recife, pesquisa Folha/Ipespe, realizada entre os últimos dias 26 e 27, mostra o gestor aprovado por 61% dos entrevistados, enquanto 33% desaprovam. A amostra aponta ainda Saúde (54%) e Educação (36%) como as áreas que a população enxerga que devem ser alvo de mais atenção do prefeito eleito, João Campos. Foram os titulares dessas duas pastas que ele anunciou primeiro no último domingo.

Fonte : Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário