segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Um governo que servirá de vitrine para o estado

O prefeito eleito do Recife, João Campos, iniciou ontem a divulgação dos nomes que irão compor o secretariado municipal. Um dos nomes escolhido foi o atual secretário de educação do estado que chega para a equipe do Recife com o intuito de transformar a gestão recifense na área da educação em vitrine. Fred Amâncio, à frente da gestão da educação no estado, ajudou a implementar importantes projetos nessa área que se tornou destaque no país.

Amâncio é um quadro que vale o destaque. Formado em Administração pela Universidade de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e, tem MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás, pela FGV do Rio de Janeiro. Servidor efetivo do quadro estadual.

Já assumiu o comando da Secretaria Estadual de Saúde, a vice-presidência do Porto de Suape, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Antes de assumir a Secretaria de Educação no governo do estado, exerceu a função de secretário de Planejamento e Gestão.

Outro nome anunciado por João Campos é Luciana Albuquerque. Ela comandará a saúde do Recife.

A nova secretária é graduada em odontologia, mestre em saúde pública e tem um doutorado em saúde internacional. De 2003 até 2008, Luciana foi  chefe de Divisão da Diretoria de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde do Recife. A partir de 2009, atuou como Assessora Técnica do gabinete da Secretaria de Saúde do Recife. Em 2011, foi Diretora Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Por fim, em 2015 ela assumiu a SEVS.

Durante o dia de hoje, o prefeito João Campos deverá anunciar mais nomes do seu secretariado. A expectativa é enorme. Há ansiedade também para saber se alguém de mandato vai assumir alguma pasta para assim abrir vaga na Câmara Municipal.

De olho - Com a ida de Fred Amâncio para a educação do Recife, inicia-se às especulações sobre qual nome irá para a pasta no Governo do Estado. Partidos da base de apoio do Governo Paulo Câmara já estão de olho, entre os quais o MDB e o PP.

Interior – Já no interior a dificuldade dos prefeitos em fechar a equipe de secretariado é enorme. Muitas pessoas que foram convidadas abriram mão do convite não por falta de vontade, mas sim pelos baixos salários que é oferecido para se trabalhar em uma pasta municipal. Só para ter ideia, um professor que seja do quadro efetivo do estado e do município terá uma perca salarial se assumir a pasta da educação de alguns desses pequenos municípios.

Falta de experiência - Devido a falta de experiência ou conhecimento da máquina pública, o prefeito eleito, sub judice, Wellington Maciel (MDB), anunciou na manhã deste sábado (26), ao lado de sua tutora política, a prefeita Madalena Britto (PSB), os nomes que vão compor o secretariado, porém se depender da lei, alguns não poderão assumir nas pastas citadas na coletiva de imprensa. É que Maciel anunciou nomes para pastas que ainda não existem na administração municipal, precisam do aval do Poder Legislativo.

Diplomação – Acontece na manhã desta segunda-feira a diplomação do Prefeito eleito de Palmares, Junior de Beto e do seu vice-prefeito Luciano Rodrigues, especificamente às 10 horas da manhã no cartório eleitoral da cidade. 

Lá se vai 2020 - Estaremos publicando a última coluna do ano na próxima quinta-feira, dia 31. Voltaremos com um novo formato de coluna no dia 4 de janeiro de 2020. Vocês vão acompanhar muitas novidades não só na coluna do blog, como no formato das nossas matérias.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário