terça-feira, 29 de dezembro de 2020

A guerra pelo comando do legislativo municipal nas cidades

 

Se tem uma guerra de bastidores entre os prefeitos eleitos é a presidência da câmara, seja de qual cidade for. O papel do presidente é muito importante tendo em vista que passará pelas suas mãos a pauta de alguns projetos e muitas vezes a linha de sucessão municipal. O presidente é o segundo na linha sucessória, sendo o vice-prefeito o primeiro.

Daí, já se observa a importância de ter um presidente que seja aliado e se junto a isso for alinhado com o mesmo projeto político é ainda melhor. "Um presidente que não seja aliado ao prefeito ou prefeita é uma dor de cabeça e tanto. Se for independente já é uma dor de cabeça e se for adversário a porca entorta o rabo" disse uma pessoa que convive nos bastidores da política.

Tem inclusive vereador que mesmo sendo aliado do prefeito, ainda meio desgostoso tendo em vista o motivo de ser ignorado na escolha da presidência ou até mesmo de algum cargo da mesa. " A eleição da mesa diretora da Câmara é importante para o prefeito. É como se fosse uma segunda eleição".

E quando se está em jogo uma prefeitura como é o caso da Ilha de Itamaracá e Pesqueira, aí é que a disputa se torna ainda maior. "O Presidente da Câmara vai ser o prefeito, e tem muita gente de olho e se ligando nisso". A diferença é que neste caso, a eleição passa a ser indireta: Os vereadores escolherão "o prefeito ou prefeita" até que haja nova eleição ou que seja julgado processos pendentes.

Figueira - pós 10 anos atuando como secretário de estado durante as gestões de Eduardo Campos (PSB) e do atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), Antônio Carlos Figueira deixa suas funções. Médico de formação, com a entrega do cargo ele passará a ser diretor presidente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), da qual foi um dos idealizadores, 15 anos atrás.

Figueira II -  Em publicação no twitter, Paulo Câmara agradeceu a Antônio Carlos pelos serviços prestados ao Estado durante o tempo de atuação no Palácio do Campo das Princesas. "Quero expressar meu agradecimento a Antônio Carlos Figueira por mais de uma década de dedicação ao Estado de Pernambuco, sobretudo nos últimos seis anos, quando contribuiu com minha gestão em vários cargos", disse. Externando sua amizade, completou: "Desejo ao amigo Figueira sucesso nos desafios da nova caminhada".

Os secretários - O prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB) anunciou, nesta segunda-feira, mais três nomes que farão parte da sua equipe: Felipe Martins assumirá, a partir de janeiro, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Recife. Ana Rita Suassuna continuará à frente da pasta de Desenvolvimento Social. Marília Dantas assumirá a infraestrutura e Ricardo Melo, a cultura.

Com todo o gás - O Prefeito Joãozinho Tenório acompanhado da Secretária de Educação Iracemilda Cavalcanti e da deputada estadual Alessandra Vieira, entregou na manhã desta segunda-feira a Creche Municipal João Tenório Vaz Cavalcanti que fica localizada no distrito de Barra do Riachão. O prefeito tem feito importantes entregas neste final de mandato.

Garanhuns - O prefeito eleito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), e seu vice, Dr. Pedro Veloso (PT), anunciaram na manhã desta segunda-feira (28), no auditório da AESGA, os nomes dos futuros secretários que vão compor o primeiro escalão de seu governo, que inicia em 1º de janeiro. Foram anunciados ainda três presidentes de autarquias e três diretores para cargos relevantes, devido à junção de pastas, que permitiu o enxugamento da máquina administrativa. A escolha dos nomes repercutiu positivamente.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte: Blog do Silvinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário