quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

As surpresas das eleições nutridas pelo desejo de mudança

Nesta última coluna do ano permitam-me – caro leitor – fazer um retrospecto da corrida eleitoral municipal deste ano. Como toda eleição, tiveram muitas surpresas, pontos fora da curva e novos prefeitos eleitos nutridos pelo desejo de mudança.

Em 4 cidades pernambucanas o cenário foi muito parecidos, prefeitos bem avaliados indo para a reeleição ou indicando sucessor e não obtendo êxito pela vontade de mudar.

Começando por Vitória de Santo Antão, a eleição de Paulo Roberto se consolidou na reta final como um meteoro sem chance de acompanhar. Os eleitores estão cansados da velha polarização dos Lira com os Aglailson. Diante desse cenário, o empresário e professor Paulo Roberto viu a oportunidade de mesmo apoiado por um grupo tradicional se vestiu do novo e consolidou uma vitória acachapante.

Garanhuns e João Alfredo viveram cenários similares, os atuais prefeitos Izaías Régis e Maria Sebastiana respectivamente, bem avaliados recorreram a ex-prefeitos para consolidar o projeto, porém eles não contavam que o fator rejeição dos seus indicados gerassem no eleitor um sentimento de mudança. Foi o que aconteceu, Sivaldo Albino e Zé Martins consolidaram a vitória surpreendendo até os institutos de pesquisas.

Por fim, em Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira viveu o mesmo drama. Com uma gestão bem avaliada, não conseguiu emplacar o sucessor garantindo a eleição para a Oposição sob a liderança de Fábio Aragão. Esse movimento de mudança se repetiu em dezenas de outras cidades pernambucanas.

SEGUNDA CHANCE – O eleitorado às vezes prefere trazer de volta um antigo gestor para fazer contraponto ao atual, uma espécie de segunda chance. Na região da Mata Norte, três cidades optaram pelo antigo gestor: Pablo (Itaquitinga), Paquinha (Macaparana) e Marinaldo Rosendo (Timbaúba)

FIEL ESCUDEIRO – Ao lado de Yves Ribeiro desde a primeira hora, era mais que esperado que Marcos Eduardo, o conhecido Dudu, ocupasse o cargo de relevância na gestão do emedebista no Paulista. Ele foi escolhido para ocupara Secretaria Executivo do Gabinete, um cargo muito próximo ao gestor.

RÁPIDAS

CARTILHA – Em entrevista, o prefeito Manuel Botofogo destacou a gestão do vereador Bila no comanda da Câmara de Carpina, “ele devolveu nos quatros anos mais de R$3 milhões, independente quem for o presidente quem ler a cartilha de Bila, não vai errar!”, disse.

NOVELA MEXICANA – A eleição na Ilha de Itamaracá está fugindo aos roteiros até de novelas mexicana. Ontem, o prefeito eleito Paulo Batista conseguiu que o TRE-PE determinasse sua diplomação.

FELIZ 2021 – Quero aproveitar esse espaço e desejar a você um excelente Ano Novo e que tenhamos muita saúde. Abraço e muito obrigado pelos milhões de acessos em 2020.

PINGA-FOGO: Raul Henry vai mesmo assumir a Secretaria de Educação do Estado na cota do MDB?

Fonte : Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário