Adversários na disputa de 2020, PT e PSB convergem desde 2022, onde os dois partidos tiveram a vitória da chapa Lula/Geraldo Alckmin, que encerrou o ciclo do bolsonarismo no país. Apesar de o PSB ter perdido sua hegemonia em Pernambuco, a Frente Popular teve bom desempenho para as eleições legislativas.
Com vistas a 2024, tudo indica que os partidos caminharão juntos em torno da reeleição de João Campos. A exigência do PT é a indicação do vice de João, uma vez que o partido possui o maior tempo de televisão da provável coligação socialista e também detém uma militância aguerrida capaz de consolidar o favoritismo de João Campos. Vale ressaltar que no primeiro turno de 2020, PT e PSB ficaram com cerca de 58% dos votos válidos do Recife e se enfrentaram no segundo turno.
Na bolsa de apostas, caso João Campos tope mesmo aceitar a indicação da vice pelo PT, o nome do ex-vereador Mozart Sales tem ganhado força, pois teria a simpatia do ministro Alexandre Padilha, e ainda traria a grife do presidente Lula diretamente para a campanha de reeleição do prefeito, que surge com significativo favoritismo.
Utilizando-se do mantra de que quem tem prazo não tem pressa, o prefeito João Campos não precisa tomar qualquer decisão agora, apenas considerar os prós e os contras da indicação do PT na vice, mas fica cada vez mais claro que o partido não terá condições de lançar candidato em 2024, quebrando uma tradição de que desde 1985 o PT teve candidato a prefeito no Recife.
198 anos – No próximo dia 30, a partir das 15 horas, a Assembleia Legislativa de Pernambuco realizará uma sessão solene para a comemoração dos 198 anos do Diario de Pernambuco. O evento reunirá personalidades do mundo político, jurídico e empresarial para prestigiar o jornal mais antigo em circulação da América Latina.
Presença – O deputado estadual Jarbas Filho (MDB) mostra que faz política junto às suas bases, não só dentro da Assembleia Legislativa. Depois de voltar de uma visita a cidades do Agreste pernambucano durante o feriado da República, agora o jovem parlamentar faz um giro, até o domingo (26), por municípios do sertão. Passa por Salgueiro, Santa Cruz, Granito, Parnamirim, Ouricuri e Bodocó.
Sintonizadas – A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause estão completamente sintonizadas na condução do estado e na execução das transformações que Pernambuco precisa. Nunca uma titular e uma vice combinaram tanto como agora.
Incentivo – Aliados do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, têm lhe incentivado a lançar um candidato a deputado estadual em 2026, além da primeira-dama, Simone Aragão, o vice-prefeito Helinho Aragão, também pode ser uma opção. O incentivo acontece após a fragilização do deputado Diogo Moraes, que não se reelegeu em 2022 e tem perdido bases mesmo após ter assumido o mandato.
Inocente quer saber – Com o lançamento de um deputado estadual apoiado por Fábio Aragão, quais serão as chances de reeleição de Diogo Moraes?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário