Quem tem acompanhado a desenvoltura de Fernando Dueire no senado, tem se espantado de forma positiva com sua capacidade de aglutinação, pela dedicação ao serviço, pela defesa dos direitos sociais e pela busca incansável por melhorias para Pernambuco. Mas quem conhece de perto o senador, sabe que ele ainda tem muito mais a contribuir. Fernando sempre foi articulador nos bastidores da política pernambucana, tendo um perfil técnico e pragmático quando o assunto é gestão pública.
Com uma sólida formação acadêmica e com larga experiencia na administração pública, adquirida no período em que foi secretário dos governos Jarbas Vasconcelos e como superintendente da CBTU. Dueire possui um vasto conhecimento sobre questões políticas, econômicas e sociais, o que o torna uma figura respeitada e influente no cenário político. Sua capacidade de análise e argumentação o torna um orador eloquente e persuasivo, capaz de defender com firmeza suas ideias e propostas.
Por mais de 20 anos, trabalha ao lado de Jarbas Vasconcelos. Foi secretário de infraestrutura e contribuiu como membro de vários conselhos estaduais. Dueire está implementando no período em que está senador, toda sua capacidade de articulação, foi primordial no andamento dos empréstimos conseguidos pela cidade de Recife e do governo do estado, e tem ajudado muitos municípios a conseguir emendas e recursos federais para alavancar seus projetos e obras para desenvolvimento de suas cidades.
Uma das grandes mobilizações do senador é a conclusão do ramal de Salgueiro até Suape da ferrovia Transnordestina. Dueire já teve audiências com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para tratar de questões preliminares que precisam ser resolvidas antes da retomada da obra. O senador quer tratar sobre o calendário para a retomada da obra. Para ele, é preciso não deixar que o trecho de Pecém avance de forma a desestimular a execução do trecho de Suape. Outro aspecto a ser observado, segundo o senador, é o trabalho de fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU).
Pela experiência adquirida ao longo do tempo quando foi o grande tocador das obras do governo Jarbas, (principalmente a duplicação da BR-232, a ampliação e modernização do porto de Suape e do Aeroporto Internacional dos Guararapes, além da implantação do Porto Digital, entre tantas outras obras) seu engajamento pela retomada das obras da Transnordestina, é sem dúvida por sua importância estratégica para o estado de Pernambuco.
Em sua curta e eficaz atuação no Senado, tem pontuado também pela reestruturação e um plano de investimentos para o metrô do Recife. Que carece de um cuidado melhor pela capacidade e potencial que detém, para ajudar a desafogar o caótico trânsito da capital do nosso estado. Além de facilitar e baratear o transporte público para nossa população. Pernambuco tem ganho muito com a atuação de Fernando Dueire no senado e sua desenvoltura tem chamado a atenção de todos.
Ineditismo I – Numa iniciativa inédita de aproximação institucional entre os chefes de gabinete dos deputados e os das secretarias executivas do governo do Estado, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu reunião com o objetivo de estreitar a relação entre Legislativo e Executivo e, principalmente, destravar possíveis ‘gargalos’ às demandas de ambos os poderes, dando mais celeridade aos projetos voltados para a população pernambucana.
Ineditismo II – O encontro ocorreu no auditório Sérgio Guerra, na Assembleia, e foi o pontapé inicial para novas rodadas de conversa visando intensificar o diálogo entre a Alepe e o Executivo. Mediada pelos chefes de gabinetes do presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Paiva, e do secretário da Casa Civil, e Shirlene da Hora, a reunião contou com as presenças do superintendente parlamentar da Alepe, Álvaro Mendonça; do superintende-geral da Casa, Isaltino Nascimento e do secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Carlos Soares. Ótima iniciativa!
Prestígio I – Após sessão solene em comemoração aos 25 anos da Folha de Pernambuco na Câmara dos Deputados, os convidados tiveram a oportunidade de desfrutar de um prestigiado almoço que reuniu importantes figuras da política pernambucana na capital federal.
Prestígio II – Além da presença marcante da bancada federal, o evento contou com a participação ilustre de Eduardo Monteiro, presidente do Grupo EQM, bem como dos ministros André de Paula (Pesca), José Múcio Monteiro (Defesa) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).
Prestígio III – O almoço foi enriquecido pela presença dos jornalistas da Folha de Pernambuco, juntamente com Aristeu Plácido, chefe de gabinete do senador Fernando Dueire, e outras personalidades destacadas da cena política pernambucana.
Fonte: Blog PE URGENTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário