quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Pernambuco aumenta a representatividade feminina na política

Foto: Divulgação 


As mulheres foram o destaque das eleições de 2022, em Pernambuco. O estado contará, pela primeira vez, com uma senadora e terá um segundo turno inédito entre duas candidatas. Houve, ainda, a escolha do maior número de deputadas federais. A bancada feminina terá três representantes.


Para exemplificar o crescimento da representatividade feminina, destacam-se as eleitas para cargo no Poder Legislativo. A partir de 2023, Pernambuco terá a maior bancada feminina da história, com três representantes. Clarissa Tércio (PP), Maria Arraes (SD) e Iza Arruda (MDB) faram eleitas no último domingo (2). 


Clarissa Tércio ficou no segundo lugar geral, com 240 mil votos. Maria Arraes, irmã de Marília Arraes, ficou em 11º, de um total de 25 cadeiras, com 104 mil votos. Iza Arruda (MDB) foi a 12ª colocada, com 103 mil votos.


Outra eleita de forma inédita foi Teresa Leitão (PT), que representará o estado no Senado Federal. Uma mulher nunca havia vencido uma disputa pela Casa Alta em Pernambuco. Deputada estadual por várias legislaturas, Teresa leitão (PT) teve mais de 2 milhões de votos. Ela substituirá o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), eleito em 2014, quando era do PSB.


Até então, Pernambuco só havia eleito quatro mulheres para deputada federal. Nunca mais de uma no mesmo pleito. 


Em 1982, Cristina Tavares (MDB) conquistou a primeira vaga feminina de Pernambuco na Câmara Federal. Ela se reelegeu em 1986. Em 2006, foi retomada a vaga com uma mulher. A eleita foi Ana Arraes, do Tribunal de Contas da União (TCU), mãe do ex-governador Eduardo Campos (PSB) e filha do ex-governador Miguel Arraes. Ana se reelegeu em 2010. Em 2014, Luciana Santos (PCdoB) foi eleita deputada federal e no pleito seguinte foi eleita vice-governadora. Na eleição de 2018, Marília Arraes ficou com a segunda colocação na lista de deputados federais por Pernambuco. Ela teve mais de 193 mil votos.


Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o número de mulheres eleitas caiu de 10, em 2018, para 6 neste ano.


Eleições: Enquanto os candidatos que disputam o 2º turno da eleição presidencial apostam em uma campanha institucional e clássica, celebrando apoios de políticos tradicionais, seus militantes estão, cada vez mais, quebrando o pau nas redes sociais e aplicativos de mensagens, sem se importarem em jogar sujo para atacar os adversários.


Faltou: No 1º turno das eleições de 2022, realizado em 2 de outubro, 14,6 milhões de pessoas no Sudeste deixaram de votar. Esse número equivale a 22% dos eleitores aptos na região mais populosa do país.


Bezerros: A Prefeitura de Bezerros abre, nesta quinta-feira (06), o cadastro para os produtores e comerciantes interessados em participar das Feiras de Flores e de Finados. As vagas são limitadas e disponibilizadas para ambas as feiras, que acontecem nos dias 01 e 02 de novembro deste ano. O cadastro será feito na Gerência de Controle Urbano até o dia 14 de outubro de 2022, das 07h às 13h.

Fonte: Blog do Alberes Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário