quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Quem vai polarizar com Marília?

Em todas as pesquisas divulgadas até o momento uma certeza: não teremos um segundo turno sem a presença de Marília Arres. Logo, Raquel Lyra, Danilo Cabral, Miguel Coelho e Anderson Ferreira devem brigar pela segunda colocação e assim, o passaporte para ir disputar diretamente com Marília a segunda etapa. A história política de Pernambuco mostra que o guia eleitoral e a campanha alteram o resultado eleitoral mas sem efeitos significativos. 

Em 2006, por exemplo, único ano em que tivemos um segundo turno aqui no estado, a ida de Mendonça Filho para a segunda etapa já estava sacramentada. Restava saber apenas quem iria: Humberto Costa ou Eduardo Campos. Por muito Humberto se segurou no segundo lugar e teria ido tranquilamente ao segundo turno se não tivesse aparecido o fator surpresa completamente negativo para a campanha do petista. Ali, os eleitores de Humberto migraram diretamente para Eduardo que terminou assumindo o segundo lugar e foi disputar contra Mendonça. 

Marília está conquistando um espaço muito grande em sua maioria de eleitores lulistas que não se conformam com o apoio do PT a Danilo. No próprio PT nunca se viu tamanha dissidência com tantos filiados de legenda fazendo a opção por Marília. Até mesmo um movimento intitulado de "optei Marília" foi criado para reforçar o apoio a até então filiada. 

Contra Marília, temos além do PSB outras alternativas de oposição: Anderson Ferreira que é o candidato de Bolsonaro, Raquel Lyra do PSDB e Miguel Coelho do União Brasil. Não é justo dizer que Marília está numa posição privilegiada e tranquila até porque temos acompanhado o dia a dia dos candidatos e ela tem visitado inúmeros municípios e recebido o apoio de diversas lideranças. Mas, que a vantagem de mais de dez pontos percentuais dos demais dá a candidata do Solidariedade o direito de respirar bem melhor, isso com certeza.

Firme - Especialistas em pesquisas eleitorais estão surpresos com a firmeza de Raquel Lyra que tem figurado sempre no segundo lugar. Os votos de Raquel são firmes e embora não tenha tido nem de perto a quantidade de adesões que os seus concorrentes, Raquel parece uma opção segura de mudança.

Anderson Ferreira - Anderson Ferreira, afirmou, ontem, que vai ser o governador que irá colocar Pernambuco de volta ao trabalho, em uma referência clara à realidade na qual se encontra o estado em relação aos índices de desemprego, de falta de competitividade e de capacidade para atrair investimentos. “Falta esperança no olhar dos pernambucanos por um futuro melhor”, disse o liberal.

Com Silvio Costa Filho - O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) recebeu um importante apoio ao seu projeto de reeleição durante sua passagem pelo Sertão do Estado, onde visitou três municípios (Serra Talhada, Tabira e Brejinho). Em Serra Talhada, uma das principais cidades e colégio eleitoral da região, o ex-deputado estadual e ex-prefeito, Augusto Cesar, declarou apoio à reeleição de Silvio Costa Filho para a Câmara Federal. Augusto já foi indicado como vice de Humberto em 2006.

Agenda - O ministro do Turismo, Carlos Brito, estará nesta quinta-feira (11) em Pernambuco, onde vai participar de agendas conjuntas com a Caixa Econômica Federal nas cidades de Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

Apresentação - A prefeita de Catende, dona Graça, realiza hoje a noite no Space, a apresentação dos candidatos de seu grupo político. A candidata do PSDB, Raquel Lyra estará presente ao lado do candidato a deputado estadual Edson Vieira e do candidato a deputado federal Daniel Coelho. Na oportunidade, dona Graça oficializará seu apoio a Gilson Machado Neto para o Senado.

Rapidez - O Recife é a capital mais veloz do país para o abertura de uma empresa, com média de quatro horas de espera para liberação do registro. O tempo é duas horas a menos do que a segunda colocada, Maceió (6 horas), e a metade do prazo necessário para o processo em São Paulo (8 horas). Os números se referem ao Painel Mapa de Empresas, atualizado pelo Ministério da Economia com dados de julho de 2022. Para se ter ideia do reflexo das políticas de desburocratização aplicadas pela Prefeitura do Recife, o tempo médio de registro de empresas na capital pernambucana em julho de 2021 era de 50 horas, o que representa uma redução de 92% na duração do processo.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com 
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário