A nova roda de pesquisas do instituto Real Time Big Data, encomendada pela TV Record trouxe novos números que movimentaram o cenário político. A pesquisa estava sendo bastante aguardada pois iria repercutir a visita de Lula a Pernambuco que aconteceu no mês passado. Os números apontados pelo levantamento foram os seguintes: Marília Arraes (SD) lidera com 28%, seguida por Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL) que empatam com 14%. Logo em seguida, Danilo Cabral (PSB) aparece com 12% e Miguel Coelho do União Brasil com 9%.

Vamos a algumas observações desta pesquisa: Danilo mostra uma reação que anima a militância que é quem vai para às ruas pedir voto. Outro ponto positivo é que a pesquisa é nacional e não é feita sob encomenda de setores de Pernambuco, o que querendo ou não dá um pouco mais de credibilidade. 

Outro fato, é que a nacionalização começa a mobilizar os candidatos dos presidenciáveis e isto é algo que não acontece apenas em Pernambuco, mas em todos os estados. Se aproximou de Lula ou Bolsonaro, a tendência é de crescimento porque quem vota em Lula, quer que o candidato dele a governador também suba, da mesma maneira que quem vota em Bolsonaro. Só a título de exemplo: quando citado como o candidato de Lula, Danilo empata com Marília Arraes, ambos com 25%. Em seguida quem aparece é Anderson Ferreira com 19%.

Anderson Ferreira tem a seu favor o fato de ter uma exclusividade no apoio do presidente Jair Bolsonaro o que pode ser determinante para sua ida ao segundo turno. Já Marília Arraes e Danilo Cabral disputam o mesmo eleitorado: o de Lula. A diferença é que Danilo tem o apoio claro e declarado do ex-presidente que disse que tem apenas um candidato no estado. A frase foi dita por Lula nos eventos aos quais participou em Pernambuco no mês de julho.

A briga promete ser boa e vamos ter uma das campanhas recheadas de surpresas.

Investidas - Com a campanha de fato nas ruas ficará mais clara a nacionalização da corrida pelo Governo. Enquanto a Frente Popular deve intensificar o slogan de time de Lula no palanque de Danilo que começa a dar sinais de que começou a se acertar, Marília deve investir nas diferenças históricas do PT e do PSB para tentar sustentar ao seu lado o eleitorado de Lula.

A força de Bolsonaro - Bolsonaro mostrou que não é descartável na corrida eleitoral no estado. Anderson Ferreira apareceu empatado numericamente pela primeira vez no segundo lugar com Raquel Lyra e quando a nacionalização é posta em questão ele fica claramente na luta pela ida ao segundo turno. Gilson Machado, candidato a senador de Bolsonaro aparece com 15% em um empate técnico com Teresa Leitão que lidera com 18.

Paulo Câmara - Nesta terça-feira, o Sertão do Pajeú será contemplado com o anúncio de novos investimentos do Governo do Estado nas áreas de infraestrutura viária, abastecimento de água, desenvolvimento urbano e assistência social. Além das novas ações, também serão inauguradas obras no âmbito das estradas e da educação, como a do acesso ao distrito de Piedade, em Itapetim, e a inauguração do novo prédio da EREM José Severino de Araújo, em Brejinho. Nesse município, ainda haverá anúncio de intervenções nas cidades de Calumbi e Quixaba.

Apoio - Em evento realizado no domingo, o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira foi recebido pelo ex-prefeito Val Araújo, onde participou de um café da manhã com a chapa Miguel Coelho governador e Alessandra Vieira na vice, na “Terra do Vaqueiro”, Sertão do Moxotó. Val caminhará com Edson Vieira que é seu candidato a deputado estadual.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.