quarta-feira, 3 de agosto de 2022

A dura disputa pelo voto do Recife para federal

 

Foto: Divulgação

Com 1.215.146 eleitores, o Recife é o maior colégio eleitoral do estado, e são muitos os candidatos a deputado federal que possuem densidade eleitoral na capital pernambucana.No pleito passado, tivemos cerca de 800 mil votos válidos na capital pernambucana para deputado federal.

Dentre os postulantes que tentarão a reeleição destacam-se André Ferreira (PL), Daniel Coelho (Cidadania), Felipe Carreras (PSB), Luciano Bivar (União Brasil) e Túlio Gadelha (Rede Sustentabilidade), todos obtiveram mais de 25 mil votos na capital. Dos novatos, destaque para Maria Arraes (Solidariedade) e Pedro Campos (PSB), que entram no lugar de Marília Arraes e João Campos, respectivamente. No pleito anterior, Marília atingiu 54 mil votos e João foi o mais votado com 70 mil votos.

Ainda surgem como opção Mendonça Filho (União Brasil), que foi candidato derrotado ao Senado em 2018 e disputou a prefeitura do Recife em 2020 sendo novamente derrotado mas que obteve expressivas votações na cidade, e Clarissa Tércio (PP), que pode obter expressiva votação nas eleições deste ano por ser um dos principais expoentes do bolsonarismo na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados.

Sair bem votado do Recife é sinônimo de uma boa largada rumo a uma vitória na Câmara dos Deputados, porque um bom desempenho na capital irradia para a região metropolitana com boas chances de ampliação dos votos e garante uma boa retaguarda para a disputa no restante do estado. Os candidatos deverão concentrar esforços significativos para que possam lograr êxito na capital e consequentemente obter cadeira cativa na Câmara dos Deputados.

Convenção – O PDT realiza hoje, a partir das 15h, a convenção estadual trabalhista. O ato político vai acontecer na sede da legenda, no centro do Recife. O presidente estadual, deputado federal Wolney Queiroz, irá coordenar os trabalhos. A expectativa é que o partido lance 40 candidaturas, entre parlamentares federais e estaduais.

Alcides Cardoso – No primeiro mandato como vereador do Recife, Alcides Cardoso (PSDB) será candidato a deputado estadual com a incumbência de ser o sucessor de Priscila Krause (Cidadania), candidata à vice-governadora, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O parlamentar aposta na vinculação com a aliada para atingir seu objetivo.

Feminina – A candidata a presidente da República pelo MDB, Simone Tebet, oficializou a senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP) como candidata a vice-presidente, configurando-se numa chapa 100% feminina. Tebet aposta no voto anti-Lula e anti-Bolsonaro para crescer nas pesquisas.

Oficial – O ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, oficializou sua candidatura ao Senado pelo União Brasil. Após tentar ser candidato a presidente e a senador por São Paulo, Moro teve que se contentar em disputar uma vaga na Câmara Alta pelo seu próprio estado.

Adiamento – O colégio de líderes do Senado adiou a sabatina de dois nomes para o Superior Tribunal de Justiça indicados pelo presidente Jair Bolsonaro para depois da eleição. A decisão foi patrocinada pelo senador Davi Alcolumbre e acatada por líderes de partidos do Senado que rejeitaram uma proposta que pretendia sabatiná-los até setembro.

Inocente quer saber – O adiamento da sabatina dos indicados para o STJ teve as digitais de Lula?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário