quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Reeleições quase que garantidas em alguns municípios

Em alguns municípios pernambucanos os grupos de oposições aos respectivos governos municipais, principalmente em municípios onde não há segundo turno, lançaram mais de uma candidatura. Isso foi muito para o debate eleitoral, tendo em vista que às pessoas vão poder escutar variadas ideias e visões sobre a cidade, mas por outro lado prejudicou muitos que poderiam ter alguma chance de vitória caso conseguissem polarizar o pleito.

A possibilidade de reeleição dos titulares do Poder Executivo foi introduzida por meio da Emenda Constitucional nº 16/97. Referida inovação legislativa rompeu a tradição constitucional republicana de proibir a reelegibilidade de presidente, governador e prefeito.

Tendo isso em vista, quem está no cargo de prefeito já larga com uma certa vantagem e quando se tem um fatiamento eleitoral da oposição às chances de se obter sucesso são imensas. Vamos citar como exemplo uma cidade onde apenas 35% votam no prefeito e os outros 65% se dividem entre seis candidatos e que o mais bem sucedido dos oposicionistas consiga a metade dos eleitores insatisfeitos. Ainda assim, o prefeito conseguirá se reeleger tranquilamente.

Por esse exemplo e sem citar nenhuma cidade, já dá muito bem para quem está lendo saber quais cidades os prefeitos estão com a faca e o queijo na mão.

Investimento - O governador Paulo Câmara anunciou, nesta terça-feira (20.10), através da Secretaria de Educação e Esportes e em parceria com a Copergás, um investimento de mais de R$ 300 mil no projeto de basquete Cesta dos Sonhos.O programa, previsto pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, busca disseminar a prática da modalidade, assim como a utilização do basquete como instrumento de formação, desenvolvimento esportivo e inclusão social.

Pedido de impugnação em Xexéu - O Ministério Público Eleitoral do Estado de Pernambuco apresentou uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) contra Ricardo Francisco da Silva, que concorre a vaga de prefeito da cidade de Xexéu, na região Mata Sul. O documento foi assinado pelo promotor, Thiago Farias Borges da Cunha, titular da 38° Zona Eleitoral, sediada em Água Preta.A primeira alegação contida no requerimento é de que Ricardo Silva, candidato  pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), não realizou o devido desligamento da função de Secretário de Governo e Articulações Políticas do Município de Xexéu.

Adesão - A candidata a prefeita Karina Paiva (PP) da cidade de Ribeirão, não para de receber novas adesões à sua candidatura. Ontem a noite foi anunciado o apoio dos candidatos a vereadores Ataufo, Melvin e Hercilio. Todos faziam parte da coligação do Prefeito Marcello Maranhão e aderiram ao grupo do deputado Clóvis Paiva que é o favorito para vencer o pleito na cidade.

Com covid- O Prefeito de Olinda, Lupércio (SD) e o seu vice Márcio Botelho, testaram positivo para o novo coronavírus. A informação foi passada pelo prefeito em mensagem nas redes sociais.

Elias fora da disputa - Elias Gomes, candidato a prefeito pelo MDB desistiu de candidatura, e vai apoiar Keko do Armazém. O anúncio foi feito pelo político no seu Facebook em live. Elias disse que não conseguiu unir a oposição e está em conversas para caminhar com Keko. “Estou conversando com os presidentes de partidos”, disse o agora ex-candidato.

Duro discurso - Num discurso em tom de desabafo, a vereadora Célia Galindo (PSB) disse na sessão ordinária desta segunda-feira que foi a “mais traída” do governo após sete anos e dez meses fazendo a defesa da gestão Madalena Britto (PSB).Fez um balanço de suas ações e cobranças feitas como a reforma da quadra da Cohab I que está abandonada, aprovação do terreno do shopping, entre outros.

Silvinho Silva, editor do Blog
Zap:(81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário