sexta-feira, 9 de outubro de 2020

A largada de João Campos antes do peso da exposição no guia eleitoral

Começa hoje em todo País a propaganda eleitoral gratuita de Rádio e TV, historicamente essa plataforma serviu para colocar a eleição na agenda do povo, depois para projetar os candidatos que pelo tamanho da coligação se traduz no maior tempo de exposição. No Recife, a situação não é diferente, os últimos prefeitos quase sempre tinham a maior fatia do tempo.

Ontem, saiu a primeira rodada do Datafolha na corrida eleitoral na capital pernambucana. O que chamou a atenção foi o crescimento robusto do candidato do PSB, João Campos mesmo sem o guia eleitoral começar já aparece numericamente na com 26% de intenção de votos, o que se traduz em 35% dos votos válidos, além de vantagem de quase 10 pontos da segunda colocada, Marília Arraes. Num eventual segundo turno, seguramente João já carimbou seu passaporte.

Um outro fator que o guia proporciona a João é a capacidade de minimizar o impacto de ser um candidato de continuidade a partir do momento que lista das obras entram em cena.

REJEITA…– O candidato Mendonça Filho (DEM) lidera o quesito rejeição com 32%, isso é fruto do seu alto conhecimento. Ao mesmo tempo que o recall projeta o democrata para as primeiras colocações também puxa para baixo por já ter sentado na cadeira de governador e ter se aliado politicamente com Temer e afins.

…MAS VOTA– Por sua vez, João Campos (PSB) aparece em segundo colocado no índicie de rejeição com 30%, primeiro por ter que fazer a defesa da gestão, nenhum gestor agrada a todos, depois por ser do PSB que vem disputando sucessivas eleições criando esse desgaste natural. O interessante é que os mais rejeitados também lideram a intenção de votos.

PEDETISTA – O deputado federal Túlio Gadelha esteve em Carpina ontem e realizou a primeira caminhada da campanha do prefeito Botafogo. “Carpina é a cidade mais importante em Pernambuco governada por um do PDT, por isso estou aqui. Conheço Botafogo de muitos anos”. O namorado de Fátima Bernardes virou um popstar durante o evento. Ele também esteve na Copagel (Cooperativa dos Profissionais em atividades gerais).

RÁPIDAS

BRECOU ELA… – Na última semana a pesquisa Ibope praticamente engessou a candidatura da Delegada Patrícia Domingos (Podemos). Muitos que estavam prontos para votar nela não acreditavam no crescimento de Mendonça.

…ALAVANCOU ELE – Já para Mendonça, os números do Ibope foram maravilhosos para transformar a semana do ex-ministro da Educação em um paraíso. Ele ainda conseguiu a adesão de ala do PV que não queria compor com João.

HIT DA ELEIÇÃO – Pela quinta campanha consecutiva o famoso 20620 cantada por Lázaro estará no guia e nas ruas do Recife. Foram três vezes com André Ferreira e agora duas com Fred Ferreira que vai tentar mais um mandato na Câmara de Vereadores.

PINGA-FOGO: A eleição do Recife poderá terminar no primeiro turno?

Fonte : Blog do  Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário