Dando continuidade à programação do Mês da Mulher, a Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Especial da Mulher, realizou nesta terça-feira (10), o projeto Bem Gestar. O encontro aconteceu na Escola Municipal Tiradentes, localizada no distrito de Matriz da Luz, onde sanou dúvidas sobre gravidez e cuidados com os bebês, através de palestras e atendimentos com médico obstetra e enfermeiros. A ação teve o intuito de proporcionar mais segurança às mulheres, inserindo em ações educativas, como grupos de gestantes.
No projeto Bem Gestar, que contou com um café da manhã recheado, foram ofertados exames como: coleta de sangue, ultrassom, aferição de pressão arterial e testes rápidos; além de consulta com ginecologista, palestras informativas e ultrassom natural (pintura na barriga). As futuras mamães também receberam o cartão de gestante e kits de fraldas. O trabalho contou com a participação de uma equipe de agentes comunitários de saúde, que auxiliaram para mostrar às mulheres e idosos a importância dos cuidados com a saúde.
O coordenador do Centro de Referência de Assistência Social de Matriz da Luz (CRAS), Jorge Ferreira, ressaltou que além de atender as gestantes do município, também foi prestado assistência aos idosos do município. “Hoje trouxemos 40 idosos do nosso serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, para realizar exames rápidos. Estamos ajudando as Secretarias de Saúde e Especial da Mulher com essas ações, em homenagem ao Dia Internacional Da Mulher. Graças a Deus foi um dia muito bom e produtivo, já que atendemos muitos moradores”, pontuou o coordenador.
Segundo a gestante, Dionilda Barbosa, a ação ofertou diversos benefícios; além de sanar dúvidas em um momento tão especial como a gravidez. “Sempre sou atendida nos postos de saúde do município, e lá as enfermeiras me informaram sobre esse projeto muito importante. Foi ótimo fazer o ultrassom, pois é muito caro e aqui estamos realizando gratuitamente e com um ótimo atendimento”, comentou a gestante.
Fonte:Prefeitura de São Lourenço da Mata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário