Um dia após o deputado federal Tulio Gadêlha apresentar uma lista de exigências à direção nacional do partido, o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, indagado pela coluna se atenderia as demandas do prefeiturável, devolveu: "É simples isso. Túlio é o presidente municipal. Como presidente municipal, quem tem que tomar qualquer decisão é ele". Segundo Lupi, a formalização do deputado como dirigente da comissão provisória do Recife na Justiça Eleitoral "demorou um pouco em função de pendências de prestação de contas". Lupi, no entanto, garantiu que isso já havia sido resolvido. No sistema de consulta do Tribunal Superior Eleitoral, no entanto, na área correspondente ao PDT no Recife, consta a informação: "Nenhum registro encontrado".
Lupi e Túlio não chegaram a se falar depois que o deputado entregou o documento ao presidente nacional. De antemão, no entanto, Túlio realçou que mesmo a formalização de seu nome como presidente da comissão provisória não lhe dá instrumentos para determinar a saída de membros do PDT da gestão Geraldo Julio, onde o partido comanda a secretaria de Habitação. O deputado argumenta: "Lógico que a direção municipal, mesmo de uma comissão provisória, pode politicamente, pedir a saída de algum membro do partido de determinado governo, se não for compatível com as decisões dessa comissão. Só que nós não poderemos julgar, porque nós não teremos Conselho de Ética. O Conselho só é firmado após uma convenção, onde os filiados elegem uma direção municipal e elegem também o Conselho de Ética". Em função disso, Túlio pede que o partido, nacionalmente, se manifeste pela retirada dos cargos que o PDT ocupa na gestão socialista no Recife. Indagado sobre isso, Lupi voltou a dizer que "é simples" e que "quem tem que tomar qualquer decisão é Túlio" por ser ele "o presidente do PDT no Recife".
Túlio já havia dito que as palavras do presidente já não são suficientes e cobrou ações, que, pela posição de Carlos Lupi à coluna, tendem a não atender as expectativas. Mas, nesse caso, o silêncio de Lupi também já pode ser uma resposta.
Roteiro de Patrícia
Pré-candidata à Prefeitura do Recife, a delegada Patrícia Domingos embarcou para São Paulo, ontem, onde deve ter conversas com um possível marqueteiro de eventual campanha sua à Prefeitura do Recife. Pessoas próximas falam no nome de Lula Guimarães, que já fez campanha para João Doria e para Daniel Coelho.
Unanimidade > Como a coluna cantara a pedra, a Câmara do Recife aprovou, ontem, projeto do vereador Renato Antunes, líder da Oposição, que concede Título de Cidadã do Recife à delegada Patrícia Domingos. A proposta ia ser votada na última segunda-feira, mas deu-se esvaziamento da sessão e a votação acabou ficando para ontem. Foi por unanimidade via votação em bloco.
Jaboatão à vista > Está marcada para as 14h30 de hoje a filiação do ex-deputado Silvio Costa ao Republicanos. Como a coluna antecipou, será em Brasília na presença do presidente nacional da legenda, Marcos Pereira.
Defesa do NE > Na condição de presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, Danilo Cabral protocolou, ontem, no TCU, um pedido de auditoria no programa Bolsa Família e em seus critérios de distribuição e ainda um pedido de informações ao Governo Federal. Argumenta que "a prática do governo representa desequilíbrio nas concessões do ponto de vista regional".
Fonte: Folha de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário