quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Governo Bolsonaro acelerou a degradação do Metrô

Nos últimos anos, o Metrô tem sido tratado da pior maneira possível pelo Governo Federal. Os governos do PT até fizeram alguns pontuais investimentos, pribilegiando, é preciso dizer, aliados como na Bahia. Mas as gestões de Michel Temer e, agora, de Bolsonaro deixaram esse serviço público sem qualquer apoio ou priorização.
A colisão ocorrida ontem, na Estação Ypiranga, com mais de duas dezenas de feridos, é um reflexo da falta de um olhar para esse sistema federal. No último ano, com a promessa de fazer melhorias no sistema, a CBTU aumentou a tarifa de R$ 1,90 para R$ 4,00. Um reajuste desumano, que não levou em conta a difícil situação atravessada pelos usuários. Afinal, toda crise sempre penaliza os mais pobres.
Nada foi feito, e pegando o caso do Metrô do Recife, é inacreditável o descaso. Toda semana, o Metrô apresenta de três a quatro problemas técnicos, impedindo que a população possa usar o serviço, que agora é mais caro e muito, mas muito pior que os ônibus. Está mais do que na hora de o governo federal ter um olhar sério e comprometido com o Metrô. Não dá mais para fingir que a estrutura não é sua e cobrar a tarifa. Isso é desrespeitoso com a população que precisa do serviço.
Até poderia dizer que é preciso coragem para assumir o problema e propor soluções. No entanto, coragem é algo forte demais para o caso. É preciso mesmo ter um mínimo de cuidado, atenção e compromisso com quem sai de casa cedo e tem o Metrô como opção de transporte.
EXTINÇÃO – O juiz Augusto Sampaio Argelim determinou a extinção imediata das três torcidas organizadas da capital pernambucana após o incidente ocorrido no último dia 3 durante o aniversário do Santa Cruz no centro do Recife. As três torcidas, que já estavam impedidas de entrarem em estádios, terão seus CNPJs cancelados e ficarão proibidas de exercer qualquer atividade comercial.
Enchente – A conselheira Teresa Duere, do TCE, alerta para o risco de novos alagamentos no canal do Fragoso, em Olinda. A grande preocupação do TCE é o trecho final da obra que vai desde o Maxxi Atacado até a ponte do Janga. “O local está bastante assoreado”, dizem os engenheiros do órgão. O TCE acompanha a obra desde 2016 e tem enviado alertas sobre problemas na execução.
Paraíba – O STJ decidiu nesta terça (18), por 4 votos a 1, manter o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) em liberdade. Coutinho já tinha sido beneficiado por um habeas corpus. Ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal em dezembro. O ex-governador era citado como pré-candidato em João Pessoa, cidade onde Coutinho já foi prefeito, antes da operação.
RÁPIDAS
Prestigiado – O buraco frio da Assembleia Legislativa de Pernambuco ficou lotado para o almoço de aniversário do deputado estadual Antônio Moraes. Além dos colegas parlamentares e alguns desembargadores, o deputado federal Eduardo da Fonte fez questão de marcar presença no evento.
Perda – O Democratas teve uma grande baixa nos últimos dias com a desfiliação da presidente da Juventude estadual do partido, Tatielly Salustiano, que ingressou no Partido Novo para disputar uma vaga na Câmara Municipal do Recife.
Inocente quer saber – Quando o Metrô do Recife será privatizado pelo governo federal?
Fonte: Blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário