quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Alepe unida em torno de Álvaro

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco foi às urnas ontem para definir a mesa diretora do biênio 2025/2026. Os dois principais cargos da mesa, presidência e primeira-secretaria, ocupados por Álvaro Porto e Gustavo Gouveia, respectivamente, tiveram 40 votos para cada um dos 46 parlamentares presentes.

Apenas um bate-chapa, foi pela segunda vice-presidência, com Fabrizio Ferraz e Diogo Moraes, o primeiro levou a melhor no segundo turno após uma quase vitória de Diogo. Na primeira vice-presidência ficou Francismar Pontes, Claudiano Filho na segunda-secretaria, Romero Sales Filho na terceira-secretaria e Alberto Feitosa ficou na quarta-secretaria.

Os números demonstraram uma liderança inequívoca do presidente Álvaro Porto, que construiu uma relação de confiança perante os pares pela forma altiva, cordial e respeitosa que tem tratado todos os deputados sem fazer distinção. Esse prestígio do presidente acabou se materializando também para Gustavo Gouveia, que foi reeleito com a mesma votação, numa sinalização de que a Casa vem aprovando a dobradinha que conduz o legislativo estadual.

A governadora Raquel Lyra terá em Álvaro por mais dois anos, um importante parceiro para a viabilização dos projetos que ela tentará implementar até 2026. A Casa de Joaquim Nabuco ganha com a unidade em torno de seu presidente, e a relação com o executivo tem tudo para melhorar a partir de agora, uma vez que aos seus interlocutores, Álvaro tem dito que pretende contribuir com o êxito da governadora.

MDB – O partido utilizou as inserções para fortalecer suas lideranças no estado, como o senador Fernando Dueire, o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho e a deputada federal Iza Arruda. O ex-deputado Raul Henry, presidente da legenda, também se fez presente nas inserções.

Agenda intensa – Delmiro Campos será o único pernambucano presente no X Encontro Nacional do COPEJE a ser realizado em Porto Alegre nos dias 16 e 17 de novembro. O Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral reúne todos àqueles que exerceram a judicatura nos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país e também no Tribunal Superior Eleitoral.

Urna – Dois representantes do partido União Brasil estiveram na sede do Tribunal Superior Eleitoral para inspecionar o código-fonte da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais do pleito de 2024. Desde a abertura do “Ciclo de Transparência – Eleições 2024”, a legenda é a primeira entidade a enviar integrantes para realizar a inspeção. “É importante para o processo democrático do nosso país, depois dos últimos acontecimentos, que tanto as entidades quanto o público venham conhecer e entender o processo”, afirmou Rute da Cruz Pessoa, do Departamento de Filiação do União Brasil. A abertura do código-fonte da urna é um procedimento obrigatório realizado pelo TSE antes de cada eleição. Em 2021, o TSE ampliou o prazo para a fiscalização pelas entidades para um ano antes do pleito – até então, o período era de seis meses. O Tribunal não faz nenhuma intervenção na auditoria realizada pelas entidades, que são livres para trabalhar como desejarem.

Inocente quer saber – Álvaro Porto consolidou sua liderança na Alepe?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário