quarta-feira, 15 de novembro de 2023

A viabilidade do projeto de Túlio no Recife

 

Se dependesse do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) ele já teria assumido sua pré-candidatura a Prefeitura do Recife. Mas, como a Rede e o Psol fazem parte de uma federação, o parlamentar não pode ainda confirmar com todas às letras que estará na disputa. No entanto, como tem chão e tempo, Túlio confirma sua pretensão de disputar junto ao eleitorado de esquerda no Recife. Quem também pretende entrar na disputa é a deputada estadual Dani Portela que é do PSOL ou o vereador Ivan Moraes.

O fato é que apenas no próximo ano é que saberemos quem realmente estará apto para a disputa. Isto porque todas as decisões nos estados estarão diretamente ligadas em torno da disputa de São Paulo que tem o deputado federal Guilherme Boulos como favorito para o pleito e liderando todos os levantamentos. No campo da esquerda a principal adversária de Boulos é a deputada federal Tabata Amaral que é do PSB, mesmo partido do prefeito João Campos.

Caso o PSB decida pela manutenção da candidatura de Tabata Amaral em São Paulo fica até difícil não imaginar um revés ou postulações contrárias nos estados como no caso do Recife. Quem participa do dia a dia da política acredita na possibilidade de Túlio disputar no Recife e que o parlamentar tem uma carta na manga que pode ser esse alinhamento com Guilherme Boulos, nome que inclusive já foi citado pelo deputado em algumas entrevistas.

Já uma candidatura de Dani Portela pelo PSOL é tida como um nome a ajudar na reeleição do prefeito João Campos tendo em vista a aproximação das duas legendas no campo oposicionista da qual a deputada é líder na Assembleia. Da mesma forma que o PT, o PSOL também baseia sua campanha de acordo com um projeto nacional que no momento é o do deputado Guilherme Boulos.

Com o PSB na oposição a Boulos, as chances de Túlio aumentam por aqui.

Eleição

A Assembleia Legislativa promoveu ontem a eleição dos deputados que vão dirigir o parlamento pernambucano entre 1° de fevereiro de 2025 e 31 de janeiro de 2027. Foram reeleitos presidente e primeiro-secretário da Casa, os deputados Álvaro Porto, do PSDB, e Gustavo Gouveia, do Solidariedade, ambos com 40 votos válidos. Durante o pleito, realizado por voto secreto e impresso, também foram escolhidos os dois vice-presidentes, três secretários e sete suplentes da Mesa Diretora.

Vitória 

O deputado Fabrizio Ferraz conseguiu virar o jogo na disputa pela segunda vice-presidência. Ferraz havia ficado em segundo lugar e conseguiu ultrapassar no segundo turno o seu colega Diogo Moraes que viu seus votos diminuírem.

Destaque

O Recife alcançou o nível Ouro no resultado final do Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP), avaliação que integra o Programa Nacional de Transparência Pública, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). De acordo com o resultado, o Recife obteve 93,05% no índice, atingindo o primeiro lugar entre as capitais do Nordeste e o terceiro lugar entre as capitais brasileiras.

Repercussão 

Repercutiu positivamente o ato de filiação do ex-senador Armando Monteiro ao Podemos na última segunda-feira. Mais de 400 lideranças estiveram presentes prestigiando o ex-senador e ex-ministro dando uma demonstração de força política e prestígio.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário