terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Espaços vazios

Foto: Hesíodo Góes

A governadora Raquel Lyra (PSDB) inicia a quarta semana de 2024 sem titulares em algumas pastas estratégicas. Aprovada no ano passado, a minirreforma administrativa foi sancionada pela tucana no dia 10 de janeiro, entretanto, ela ainda não nomeou as pessoas que ficarão à frente dessas secretarias.

Estão sem comando as secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência; Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas; e Criança e da Juventude. As duas últimas criadas a partir da divisão da SDSCJPVD. A expectativa é que a classe política seja contemplada nesses cargos.

Nos bastidores, o que se comenta é que Raquel Lyra pode amparar MDB, PDT e União Brasil na gestão estadual. Atualmente, as três siglas integram o governo João Campos e esse seria um movimento visando 2026. Entretanto, os novos ocupantes dos órgãos só devem ser anunciados nos próximos 15 dias.

Decisão delicada – A governadora Raquel Lyra (PSDB) não parecia muito à vontade na assinatura do termo de compromisso da Escola de Sargentos. Dizem que, mesmo sabendo da dimensão do projeto, gostaria de ter negociado mais com os ambientalistas. Está na lista das pessoas que insistiram para que o Exército reduzisse a área de desmatamento a quase metade.

Perspectiva – O Avante segue trabalhando com a possibilidade do senador Humberto Costa (PT) ser indicado pelo presidente Lula para o TCU. Com isso, o suplente e atual deputado Waldemar Oliveira herdaria o cargo na Casa Alta. Já a gerente-geral do Procon, Cristiane Moneta, ocuparia a cadeira de Dema na Câmara Federal.

Projeção – O deputado Abimael Santos (PL) parece estar mesmo decidido a disputar a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe este ano. Ontem (22), o parlamentar esteve na Capital da Moda reunido com um grupo de direita da cidade para fortalecer seu nome. Não custa lembrar que o município do Agreste foi o único a dar vitória a Jair Bolsonaro no estado.

Alerta – Como resposta aos seis casos de violência contra motoristas de ônibus no Recife nos últimos dias, rodoviários bloquearam, no fim da manhã de ontem (22), ruas, avenidas e uma ponte da cidade. A mobilização durou cerca de 3 horas. Eles também protestaram contra a retirada dos cobradores, o que resultou na dupla função para os condutores.

Veto – O presidente Lula sancionou, nesta segunda (22), a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, que prevê valores totais de aproximadamente R$ 5,5 trilhões. O texto havia sido aprovado pelo Congresso no fim do ano passado. O único veto proposto pelo petista é o de R$ 5,6 bilhões sobre o orçamento das emendas parlamentares de comissão.

Fonte :Blog Cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário