sábado, 24 de setembro de 2022

A resistência da candidatura de Raquel Lyra

 

Foto: Divulgação 


Favorita nos primeiros levantamentos, a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), apareceu em primeiro lugar para o governo do estado, até o lançamento da candidatura de Marília (Solidariedade), que consolidou o nome na liderança, e mudou o cenário inicial. Na segunda colocação, Raquel não cedeu, resistiu, e pode se garantir como opção para o segundo turno das eleições.

A filha de João Lyra, ex-governador de Pernambuco, disputa contra adversários fortes e de reconhecida capacidade política. Essa condição não assustou a candidata que mantêm uma proposta de estratégia cujos resultados indicam está sendo acertada.


Os adversários de Raquel, assim como ela, contam com experiência política, e dois deles, Miguel Coelho (UB) e Anderson Ferreira (PL), renunciaram ao cargo de prefeito para disputar nas eleições. Danilo Cabral (PSB) é o candidato colocado para suceder o atual governador, e Anderson, têm o apoio declarado do atual Presidente da República.


Vale observar que pode estar acontecendo uma mudança no comportamento do eleitorado pernambucano em optar por escolher mulheres para lhe representar. Hoje, não é mais segredo a posição de Marília em todas as pesquisas e levantamentos e a condição da candidata que representa a chapa da Frente Popular, Teresa Leitão (PT), como a senadora favorita dos eleitores.


Raquel escolheu uma mulher – Priscila Krause, para compor ao seu lado, como vice. A atitude pode ter atendido a tendência de preferência do eleitorado, somado a experiência e competência de articulação política de Priscila, o que pode estar acrescentando e justificando a robustez e resistência da candidatura de Raquel Lyra como segunda preferida para o governo do estado. 


Pernambuco está a um passo de eleger uma representante feminina para o cargo maior do executivo. Se confirmado o que se apresenta faltando uma semana para as eleições, a chapa mais feminina desse pleito pode ser protagonista da história que está prestes a ser escrita. A eleição da primeira governadora de Pernambuco com a vice sendo também mulher.


Curtinhas 


Agenda: O Governo de Pernambuco inicia, neste sábado (24.09), as obras de requalificação completa da pista de atletismo do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. Com investimentos de mais de R$ 3 milhões, as novas instalações vão contar com a validação da entidade máxima da modalidade, a Associação Internacional das Federações de Atletismo.


Debate: Os candidatos à Presidência da República reúnem-se, neste sábado (24/9), a partir das 18h15 (horário de Brasília), para um debate no SBT. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder nas pesquisas eleitorais, decidiu não participar do evento. Jair Bolsonaro (PL), mandatário do país e principal adversário do petista, confirmou presença.


Eleições: Na eleições gerais de 2022, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) pode igualar José Sarney (MDB-AP) como o recordista de mandatos no Senado Federal. Se reeleito, Dias terá 5 mandatos na Casa Alta — assim como o ex-presidente da República.

Fonte: Blog do Alberes Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário