A celebração, realizada em 1931, foi a primeira no país assim que o capuchinho desembarcou da Itália
O encerramento do tríduo de São Miguel Arcanjo foi nesta quinta (29), quando se comemora o dia do arcanjo, na capela de mesmo nome, no Riacho do Mel.
A Paróquia de Sant’Ana organizou o evento, que contou com apoio da Prefeitura de Gravatá. Na ocasião, também foram celebrados os 91 anos da primeira celebração de Frei Damião no Brasil.
Foi realizada uma procissão luminosa, que saiu da grutinha em direção ao campo em frente à Capela de São Miguel, onde foi realizada a missa campal presidida pelo Padre Antônio Márcio, pároco da Igreja Matriz de Sant’Ana.
A aposentada Graça Lima, de 57 anos, é uma das devotas de São Miguel Arcanjo e destacou a fé de Frei Damião. “Tenho muito orgulho em morar aqui, em saber que provavelmente, em breve, poderemos dizer que vivemos no lugar em que um santo celebrou a primeira missa no Brasil, uma pessoa na proporção de Frei Damião, com a fé que ele transmitia e deixou a o conhecimento, a simplicidade dele, pois a gente não via vaidade nele. Uma pessoa muito simples, sem vaidade, mas com uma grandeza grande na palavra e ensinamentos”.
Padre Antônio Márcio fala sobre esse evento festivo do povo de Deus de Gravatá. “Eu diria que três coisas não podem faltar num evento religioso: a graça de Deus é a primeira e precede tudo; a segunda é a comunhão do povo de Deus, sem delimitar como uma paróquia, ou igreja, denominação religiosa, mas um povo de Deus; e por fim o apoio do poder público. Nós não podemos realizar um evento de comunidade, de paróquia, que congrega muitas pessoas, sem o auxílio de uma prefeitura. É praticamente inviável porque não temos fundo para custear tudo isso. É fundamental que isso aconteça e por isso nós tecemos sempre um agradecimento ao prefeito Joselito, a equipe da Prefeitura de Gravatá, é um grupo de comunhão que faz acontecer o eventos nas comunidades da Paróquia de Sant’Ana no município de Gravatá”
Ao final da celebração, teve quermesse e sorteio de brindes.
Fonte:FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário