sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Miguel embala na reta final

 

Na reta final da campanha, os debates na televisão trouxeram um forte ingrediente, um ganho adicional ao candidato do União Brasil a governador de Pernambuco, Miguel Coelho. Quem ainda não o conhecia, principalmente na Região Metropolitana do Recife, não se cansa de elogiar, nos mais diversos segmentos formadores de opinião, o seu preparo, conhecimento amplo e profundo dos problemas do Estado, tirocínio político e administrativo.

Dentre todos os postulantes ao Palácio do Campo das Princesas, Miguel era, até então, o mais desconhecido da população da Região Metropolitana, onde se concentra metade dos eleitores do Estado. É fato que desde o início da campanha seus números nas pesquisas chamavam a atenção, porque eram sempre mantidos de forma sólida e a partir de um determinado momento em curvas ascendentes.

Nos últimos dez dias, estão cada vez mais crescentes e agora, faltando dois dias para as eleições, desponta com consistência para chegar ao segundo turno com Marília Arraes, candidata do Solidariedade, líder absoluta em todos os institutos de pesquisas. Miguel é, sem dúvida, um dos mais preparados dos novos quadros da política pernambucana, com imagem consolidada de gestor por excelência.

Pernambuco precisa, neste momento em que atravessa grandes dificuldades, afundado pelo desastroso Governo de Paulo Câmara, de alguém que tenha bagagem, experiência em gestão pública, capaz de alavancar a sua economia, reduzir seus contrastes sociais e voltar a crescer. Petrolina, cuja gestão é quase uma unanimidade, virou vitrine, modelo do que deu certo num Nordeste de raras revelações na seara administrativa.

Essa compreensão parece ter contaminado também o eleitorado indeciso, acendido uma luz no final do túnel para aqueles que ainda não haviam enxergado o caminho natural para o Estado trilhar os mesmos caminhos do desenvolvimento do Ceará e da Bahia, Estados que, bem governados, estão dando certo, deixando os pernambucanos com inveja, mas uma inveja saudável. 

Onda azul – Pelos levantamentos internos de pesquisas as mais variadas, o que se ouve nos bastidores das eleições em Pernambuco é que, na arrancada final, Miguel já teria passado a tucana Raquel Lyra, com quem sempre esteve empatado, tecnicamente. Dá para perceber também, no Grande Recife, onde a campanha do candidato do União Brasil ainda estava tímida, a invasão das ruas pelo azul, cor da campanha do ex-prefeito de Petrolina.

Danilo abandonou Lula – Em vídeo espalhado pelas redes sociais, Sebastião Oliveira, o Sebá, vice de Marília, provocou o PSB e Danilo perguntando onde estavam em 2018, quando Lula foi preso. E alfinetou: “Sempre acreditei na inocência de Lula. Durante os 19 meses em que ele esteve preso injustamente, entre os anos de 2018 e 2019, enquanto muitos, que hoje se fingem de aliados, escorraçaram o maior líder que o Brasil já teve, eu lutava pela sua liberdade”.

TRE faz pacto – O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco tornou público, ontem, um documento de cooperação com as forças de segurança do Estado, no qual selou um pacto para garantir paz, tranquilidade e harmonia no processo eleitoral, da votação até a posse dos candidatos eleitos. “Nós estamos unidos para demonstrar, formalmente, que estamos atentos e unidos para que as eleições ocorram da forma mais tranquila, com paz, tolerância, harmonia e não haja qualquer incidente nesse processo democrático que estamos atravessando”, declarou o presidente do TRE, André Guimarães.

Postos de trabalho – O acordo de cooperação inclui a Procuradoria Regional Eleitoral, as Superintendências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Secretaria de Defesa Social (SDS). De acordo com o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, o Estado terá cerca de 34 mil postos de trabalho espalhados em todas as regiões do Estado, do Grande Recife ao São Francisco.

Kakay reacende polêmica – Em vídeo encaminhado, ontem, a este blog, o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, celebridade nacional na sua área, gravou um vídeo em defesa do ex-presidente Lula. Atesta, com toda veemência e conhecimento de causa, a inocência do petista. Kakay já defendeu dois presidentes da República (José Sarney e Itamar Franco), cinco presidentes de partido (simultaneamente), quarenta governadores (em períodos diversos), dezenas de parlamentares (pelo menos quinze senadores) e mais de 20 ministros.

CURTAS

URNAS ELETRÔNICAS – Teve início, ontem, o processo de carregamento dos caminhões que vão levar as urnas eletrônicas para os locais de votação em Pernambuco. Lacrados, os 24.105 equipamentos seguirão hoje para os pontos onde os eleitores participarão do pleito do próximo domingo. Depois de colocar as urnas nos caminhões, os servidores da Justiça Eleitoral lacram os veículos. Nos locais de votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), haverá segurança reforçada.

OLHO NA ALEPE – O vereador recifense Wilton Brito (PSB), com atuação centrada nos bairros do Ibura e do Jordão, disputa um mandato na Alepe. Ele é criador do Movimento Esporte é Vida, que tem como objetivo promover a inclusão social de jovens de comunidades de baixa renda através dos esportes.

Perguntar não ofende: Eleição presidencial: um ou dois turnos?

Fonte:Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário