quinta-feira, 29 de setembro de 2022

A aposta no nome de Raquel Lyra

 

A reta final de uma campanha é repleta de surpresas e 2022 veio para nos ensinar que nem sempre o que aconteceu no passado tem por obrigação se repetir. Uma das surpresas deste ano realmente ficou por conta de Raquel Lyra, ex-prefeita de Caruaru e candidata ao Governo pelo PSDB. A primeira: Raquel conseguiu colocar o seu partido, o PSDB em um patamar que antes foi alcançado apenas pelo já falecido ex-senador Sérgio Guerra em 2002 quando conseguiu se eleger senador. Com um partido totalmente repaginado e uma promessa de ocupar pelo menos três cadeiras na Assembleia Legislativa, os tucanos tem muito o que comemorar nesta reta final de campanha. Nenhum candidato conseguiu tirar Raquel Lyra do segundo lugar até o presente. A ex-prefeita de Caruaru ficou praticamente todos os levantamentos numericamente à frente dos demais que ensaiavam apenas um voo de galinha.

Na última pesquisa IPEC para cá, Raquel Lyra cresceu 4 pontos percentuais. Ou seja: acima da margem de erro. E vem seguindo uma onda crescente de crescimento que se aguentar o pique até o fechamento das urnas no próximo domingo (02) pode carimbar o seu passaporte para o segundo turno o que pode configurar uma segunda etapa repleta de novidades: O Solidariedade e o PSDB disputando o comando do estado com duas mulheres. Para se ter ideia do feito, mesmo protagonizando eleições nacionais em 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014,o PSDB nunca conseguiu entrar na disputa pra valer pelo Governo de Pernambuco. Raquel Lyra está conseguindo chegar a esta marca. Além disso, a tucana apresenta um resultado muito satisfatório no seu partido: apenas Rio Grande do Sul , Paraíba, São Paulo e Pernambuco o partido disputa pra valer o executivo.

Na parte local, Raquel Lyra chega a reta final de campanha como o melhor nome para enfrentar Marília Arraes em um segundo turno e isto está sendo observado por todos que estão de olho no que vem a partir de segunda-feira. Sabe-se que teremos mais de vinte dias de campanhas, debates, entrevistas e o guia eleitoral com tempos iguais e não com uma diferença enorme como a de hoje. Para se ter ideia, Raquel Lyra tem hoje pouco mais de 40 segundos e se mantém no segundo lugar isolada conforme a IPEC e enquanto isso, Danilo com 4 minutos e Miguel Coelho com 3 minutos de guia estão empatados numericamente.

Esses são alguns dos motivos que fazem a militância, apoiadores, e observadores acreditarem que poderemos vivenciar um segundo turno com duas mulheres, pois em qualquer outra situação Raquel já estaria fora do jogo e muito pelo contrário: parece que tomou folego e chega fortíssima nesta reta final.

Pesou - Outro dado positivo na campanha de Raquel Lyra é que a tucana é a única mulher do partido a disputar o comando do executivo estadual no Brasil. Caso consiga ir ao segundo turno e se torne governadora, Raquel Lyra passará não apenas a ser chefe do executivo estadual como uma liderança nacional do seu partido.

Confiante - Quem também está bastante confiante em um resultado positivo nas urnas no próximo domingo é o candidato do União Brasil, Miguel Coelho. “Aqueles que nos atacam na reta final só mostram desespero porque estamos no segundo turno. É desequilíbrio, falta de preparo, mas acima de tudo a incompetência de que não tem condição nenhuma de governar" disse Miguel em Paudalho.

Plano de Governo - A candidata tucana, Raquel Lyra, chegou a ironizar o plano de governo da sua adversária, Marília Arraes. “O plano de governo de Marília dá pra ler em dois minutos. Pode folhear, tem quatro páginas. A gente tem 70, e não é porque eu enchi linguiça, não.É porque a gente discutiu, discutiu indicadores, como é que a gente transforma o território" disse Raquel.

Marília investe nas ruas - Enquanto seus adversários a criticam por causa da ausência nos debates, a candidata do Solidariedade, Marília Arraes segue uma agenda intensa de campanha nas ruas. "Pernambuco é um dos piores estados do Brasil para se investir. Isso acontece porque o Governo do Estado não trata os empresários e empreendedores como parceiros. Mas vamos mudar essa realidade" disse Marília no Mercado de São José.

Negado - A Justiça Eleitoral de Pernambuco negou pedido de liminar contra a Frente Popular em ação movida pela oposição na disputa para o governo de Pernambuco. Segundo matéria da Folha de Pernambuco publicada na versão impressa de ontem, o desembargador corregedor eleitoral Humberto Vasconcelos entendeu que não há indícios de uso da máquina.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário