sábado, 24 de setembro de 2022

A luta pelo voto na última semana de campanha

  

Com um cenário cada vez mais embaraçado na disputa pelo segundo lugar, os candidatos entram na última semana de campanha em busca do voto que pode decidir quem vai para o segundo turno, já certo de acordo com a última pesquisa do IPEC. Não tem nem mais e nem menos: qualquer um dos quatro (Raquel Lyra, Miguel Coelho, Anderson Ferreira, Danilo) podem ir para a segunda etapa nos fazendo reviver um cenário emocionante como foi a disputa do Recife onde os três primeiros colocados ficaram em uma posição muito próxima um do outro. 

Mas o que pensam os candidatos ou quem está perto deles? principalmente alguns dos quais já vivenciou de perto diversas campanhas eleitorais. "Estamos numa eleição atípica, quatro ou cinco candidatos poderão ir para o segundo turno, mas, pela trajetória, pela história, pelo currículo de Raquel, eu tenho certeza de que Pernambuco vai escolhê-la para que ela dispute o segundo turno, e será governadora." disse o ex-governador João Lyra Neto, ao Blog do Alberes Xavier. A mesma opinião é dividida pelo ex-senador Armando Monteiro. Armando já vivenciou as surpresas de uma pesquisa de opinião para os resultados. Ele figurava como a segunda opção para senador em 2010 e terminou vencendo Humberto Costa que ficou em segundo. Os dois foram eleitos porque eram duas vagas.

Já Mendonça, ex-governador e ex-ministro de Educação, acredita que seja Miguel o escolhido pela população para disputar o segundo turno. "Tem dois candidatos que representam o desgoverno que está aí. Marília e Danilo estão separados apenas por uma briga de poder, representam a continuidade do governo Paulo Câmara e isso o pernambucano não aceita mais". pontuou Mendonça. "Miguel Coelho reúne as condições para, no segundo turno,  tirar essa família do poder" avaliou Mendonça que acredita que em um segundo turno a oposição marchará unida.

A expectativa na campanha de Anderson é que o voto bolsonarista impulsione a candidatura do liberal e o leve para o segundo turno em uma eleição que tenderia a ser polarizada nacionalmente. Em 2018, Bolsonaro alcançou uma boa votação em Pernambuco: cerca de 31% dos votos válidos contra 48% de Fernando Haddad no primeiro turno. Caso a votação pelo menos se repita (acredita-se que Bolsonaro tenha bem mais), o voto casado poderia levar Anderson ao segundo turno, fato que ainda não foi detectado nas pesquisas.

E Danilo? - A Frente Popular se animou nesta semana e a confiança em uma ida de Danilo ao segundo turno ampliou ainda mais. O motivo é a estrutura montada pela Frente Popular com o apoio de prefeitos, lideranças, vereadores em todos os municípios que pode dar a Danilo uma força capaz de colocá-lo na segunda etapa.

Defesa - A candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, usou suas redes sociais para pedir união de todos em torno da eleição de Lula já no primeiro turno. Marília lembrou que esteve ao lado do ex-presidente desde a sua primeira eleição em 2002 (quando votou pela primeira vez) e que o momento é de unir todos em torno de um nome que possa resgatar o país.

No guia - Por falar em resgate, a ex-presidente Dilma voltou aos guias eleitorais. Dilma apareceu pedindo votos para Teresa Leitão que é candidata ao Senado pelo PT.  "Teresa representa a força das mulheres comprometidas com a democracia, a justiça social e a luta por melhores condições de vida para o povo brasileiro. Digo, sem medo de errar, que Teresa no Senado vai ser muito bom para o presidente Lula” disse Dilma.

Raio x - O nosso Blog traz na próxima segunda-feira (26) um raio-x com os principais nomes cotados para ocupar as vagas no legislativo estadual e também na Câmara Federal. Iremos apresentar a listagem completa e por partido e divulgar não apenas no Blog mas também nas redes sociais. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário